Vereadores definem composição de Conselho de Ética e de Corregedoria Parlamentar
Os vereadores Rodrigo Atayde (PRTB), Gilberto Batata Mantovani (PSD) e João Pedro Pugina (PL) foram eleitos como membros efetivos do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Araçatuba. A vereadora Sol do Autismo (PL) e o vereador Damião Brito (Rede) foram escolhidos como suplentes.
A eleição com mandato válido para os próximos dois anos (2025-2026) ocorreu durante a fase do Grande Expediente da 2ª sessão ordinária do ano, realizada nessa segunda-feira (10/2). Em seguida, foram definidos os integrantes da Corregedoria Parlamentar para atuar no mesmo período. O vereador Luís Boatto (Solidariedade) e o vereador Hideto Honda (PSD) foram eleitos para o cargo de corregedor titular e corregedor substituto, respectivamente.
Conforme o Regimento Interno, cabe ao Conselho de Ética zelar pelos preceitos do Código de Ética, atuando para preservar a dignidade do mandato parlamentar. O órgão ainda também auxilia a Mesa Diretora na condução dos trabalhos da Casa.
Já aos corregedores parlamentares compete promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina na Câmara Municipal de Araçatuba, bem como representar ao Conselho de Ética e Decoro.