Alunos da escola Licolina visitam a Câmara
Um grupo formado por 19 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual "Profª Licolina Villela Reis Alves" visitou a Câmara Municipal de Araçatuba, na manhã desta terça-feira (28/08). Eles foram recepcionados no plenário da Casa pelo diretor do Departamento Legislativo, Gilberto Pereira Dias, e pela coordenadora de Cerimonial e Eventos, Leny Lima de Oliveira. Durante o passeio, os estudantes também conheceram o presidente da Mesa Diretora, vereador Cido Saraiva (PMDB).
A atividade foi organizada pela professora de Filosofia, Márcia Seraphim, que, neste bimestre, está trabalhando o tema Política com os alunos em sala de aula. "Decidi trazê-los até aqui para conhecerem o trabalho dos vereadores e terem uma noção exata de como funciona a Câmara, porque eles têm apenas uma ideia superficial do que é política", comentou Márcia. A professora da sala de recursos para deficientes visuais, Ana Mariza Sbrana Bertaquine, também acompanhou os estudantes.
Antes de percorrerem as dependências da Câmara, os visitantes assistiram a um vídeo institucional, produzido pela TV Câmara, sobre o trabalho parlamentar. Em seguida, fizeram uma série de perguntas sobre as atividades legislativas. Só depois de tirarem as dúvidas é que os alunos conheceram os gabinetes de vereadores, a sala da presidência, a área técnica da TV Câmara e o setor administrativo do Poder Legislativo.
"Para nós, vereadores, visitas como essa são muito importantes. Abrimos as portas do Poder Legislativo para mostrar o nosso trabalho a esses jovens, pois, no futuro, são eles que vão administrar esse País", comentou o presidente Cido Saraiva. A visita terminou com um lanche no refeitório da Câmara.
Para o estudante Jônatas Leles Soares Silva, de 15 anos, a visita à Câmara foi importante. "Estive aqui quando era pequeno e, por isso, não me lembro do que vi. Gostei de ter voltado. Hoje, pude conhecer um pouco mais do trabalho dos vereadores. Já deu para saber como funciona", disse. A aluna Jéssica da Silva Dias, de 18 anos, que é deficiente visual, também contou que aprendeu muito. "Nunca havia estado aqui antes. Achei muito legal, principalmente porque vou votar neste ano pela primeira vez", afirmou.