Araçatuba deverá ter uma Casa para os Conselhos Municipais
A presidente da Câmara, vereadora Edna Flor, se reuniu mais uma vez com representantes dos conselhos municipais, em seu gabinete, na tarde de quinta-feira (26/02). A necessidade da criação de uma Casa dos Conselhos foi um dos principais destaques do encontro.
Na pauta de discussão, além do espaço que servirá para integrar e prestar atendimento aos mais de trinta conselhos constituídos no município, os participantes discutiram a atuação e o fortalecimento dessas entidades com parceiras na escolha e efetivação de políticas públicas.
A socióloga e coordenadora de Pesquisas da Fundação Educacional Araçatuba (FEA), Vera Smolentzov, foi convidada para falar sobre o tema. Com trabalhos de pesquisa na área, ela destacou que a participação e a fiscalização da sociedade no setor público é fundamental para o exercício da democracia. "Os conselhos são ferramentas poderosas para cidadania e justiça social."
Também presente na reunião, o presidente do conselho curador da FEA, Raul Silva, disse que a entidade está pronta para firmar parcerias com os demais conselhos da cidade, no sentido de oferecer ferramentas de pesquisa para ajudar no trabalho. A vereadora Edna Flor disse que a iniciativa é importante e vai ajudar a traçar um perfil mais realista das necessidades nas mais variadas áreas, pois os legisladores, por exemplo, sofrem com a falta de dados para elaborar projetos . A vereadora disse ainda que deverá, por meio de projetos, incluir a participação da fundação nos demais conselhos municipais.
Na reunião, foi decidido ainda que, mensalmente, a cada encontro dos conselheiros na Câmara, uma das entidades fará a exposição dos trabalhos que está realizando e das dificuldades enfrentadas. "A idéia é trocar informações e integrar os conselhos, mesmo porque estamos todos trabalhando com o mesmo objetivo: melhorar a cidade e a vida dos cidadãos. Cada setor faz parte de um todo maior, que está interligado.", finalizou a vereadora.