Araçatuba participa de ato contra maus-tratos a animais
O município de Araçatuba participou, durante a manhã de ontem, 22/1, de uma manifestação contra maus-tratos praticados contra animais. O ato, ocorrido na Praça Olímpica, foi organizado por diversas ONGs (Organizações Não-Governamentais) e entidades de proteção dos animais.
A manifestação, que também foi realizada em mais de 200 cidades brasileiras e em outros países, reivindica penalização mais efetiva para quem comete crueldade contra os animais. Com faixas com as frases "Os animais pedem justiça", "Crueldade nunca mais", "Crimes contra animais - leis mais rígidas e cadeia" e "Chega de impunidade para crimes contra animais", os participantes chamaram a atenção para a necessidade de denunciar os casos de descuido e maus-tratos.
"Diante de recentes casos polêmicos veiculados pela mídia, temos que conscientizar as pessoas sobre a posse consciente dos animais", disse Daniel Borges Barbosa Santos, que preside a ONG Clube dos Animais.
De acordo com Fernanda Marques Rodrigues Nascimento, co-fundadora da ONG Clube Amigos dos Animais, a mobilização quer punições mais severas para quem pratica atos de crueldade. "O objetivo é a aprovação de leis mais severas. A pena hoje é branda, com serviço social e distribuição de cestas básicas, o que acaba gerando impunidade".
Para Fernando dos Santos Corrêa, coordenador da APA (Associação Protetora dos Animais de Araçatuba), 2 milhões de assinaturas devem ser recolhidas em todo o país para a elaboração de projetos de lei de proteção aos animais. "Queremos leis mais duras para os agressores e a criação de delegacias especializadas nesse assunto", destacou.
A manifestação em Araçatuba teve a participação de várias pessoas da comunidade. A professora Inez Pavan Alves elogiou a iniciativa. "A gente vê muita barbaridade divulgada pela mídia. Quem possui animais tem que amá-los, nunca maltratá-los", disse.
Presente no evento, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Jorge Héctor Rosas ressaltou que a garantia de proteção aos animais também faz parte das ações do governo municipal. "Nós contamos com três fiscais ambientais concursados que podem fazer intervenções diretas, com força de polícia para intervir em qualquer situação", afirmou.
Após a concentração na Praça Olímpica, os manifestantes seguiram em passeata até a Praça João Pessoa, onde o evento foi encerrado. O ato tem o apoio do gabinete do vereador Edval Antônio dos Santos (PTB).