Araçatuba terá semana dedicada às brincadeiras infantis
A partir deste ano, anualmente, a terceira semana do mês de agosto será destinada a brincadeiras infantis, como corda, pião, bilboquê e esconde-esconde. As atividades serão realizadas em escolas e praças pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. A Semana Municipal de Resgate dos Jogos Tradicionais foi instituída por projeto de lei, de autoria da Prefeitura, aprovado por unanimidade pelos vereadores nesta noite (15/03). O objetivo é, por meio do brincar, contribuir para o desenvolvimento da autonomia, socialização e afetividade das crianças.
Conforme o "Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil", citado pelo Poder Executivo na justificativa que acompanha o projeto, o brincar é uma das políticas públicas de destaque para a educação de crianças de 0 a 6 anos. "Os jogos tradicionais contribuem também para resgatar a cultura e a tradição familiar", completa o autor da proposta, mencionando a falta de tempo dos pais para brincarem com os filhos, o excesso de tempo em frente à televisão e o avanço dos jogos eletrônicos. "Dessa forma, estaremos, indiretamente, reduzindo o histórico de distúrbios sociais e situações de agressividade infantil", finaliza a Prefeitura.
Segundo o vereador Joaquim da Santa Casa (PDT), líder do prefeito na Câmara, a proposta do Executivo é fruto de um anteprojeto por ele apresentado à administração municipal. "Cheguei a idealizar esse projeto na Câmara, mas o Departamento Jurídico da Casa opinou pelo não recebimento, alegando tratar-se de competência do Poder Executivo", explicou o parlamentar. Ele também destacou a importância da Semana Municipal de Resgate dos Jogos Tradicionais. "Antigamente, as crianças criavam seus próprios brinquedos. Hoje, não existe nada disso. A criança permanece trancada entre quatro paredes com brinquedos prontos, sem desenvolver a sua criatividade", alertou Joaquim.