Arlindo Araújo pede a recuperação asfáltica da Pedro Janser
Trafegar pela rua Pedro Janser, na região oeste de Araçatuba, tem sido uma aventura. Tomada por buracos, a via é sinônimo de perigo para quem a utiliza. O último quarteirão, na saída da cidade pela rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), é o único em condição ideal de tráfego. O péssimo estado de conservação do asfalto na localidade preocupa o vereador Arlindo Araújo (PPS), que apresentou uma indicação ao prefeito Cido Sério (PT), pedindo providências.
Motoristas, motociclistas e ciclistas se arriscam ziguezagueando pela via. "Está difícil, pois são muitos buracos", alerta o aposentado Osvaldo Escamilha Martins. Quando não é possível desviar, resta contabilizar os prejuízos. "Passo por aqui de moto. Todo mês, preciso alinhar, porque entorta a roda. Acaba ficando muito caro", lamenta o consultor de vendas Vítor Antônio Vieira de Morais.
Em época de chuva, o problema se agrava. "Quando chove, os buracos enchem d'água. Ninguém mais sabe onde eles estão. Está feio", afirma a cabeleireira Aparecida Rodrigues da Silva.
Infelizmente, as péssimas condições de tráfego não são privilégio da Pedro Janser. O mesmo cenário se repete nas ruas próximas. "Também não conseguimos mais passar na Vicente Celestino, Marquês de Abrantes e Clarismundo de Mello", diz o vendedor José Braz de Souza, citando vias deterioradas do bairro Boa Vista. Permanecer na calçada, nem pensar. "Corremos o risco de levar uma pedrada", completa o vendedor.
Sentindo-se esquecida pela administração municipal, a população espera a recuperação asfáltica. "Tomara que o prefeito se mova, mas nem sei mais se Araçatuba tem prefeito", protesta a cabeleireira Aparecida. "Esperamos que arrumem, mas está difícil. Se não arrumaram até agora, acho que não arrumam mais", prevê o aposentado Osvaldo.