Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
09/12/2013
Autoridades prestigiam Encontro Nacional de Capoeira em Araçatuba

A capoeira - expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música - tomou conta de Araçatuba, no último final de semana. Entre sexta-feira e domingo (06 e 08/12), a cidade recebeu o 1º Encontro Nacional de Capoeira. Os vereadores Rivael Papinha (PSB) e Gilberto Batata Mantovani (PR) prestigiaram a programação, ao lado do prefeito Cido Sério (PT).

O evento foi organizado pela Associação Desportiva e Cultural de Capoeira "Filhos Farol da Barra", sob a coordenação de Lázaro Ferreira de Souza, o Mestre Café. "O nosso objetivo é divulgar mais ainda a capoeira em Araçatuba e na região", disse o organizador.

Mais de 150 capoeiristas participaram das atividades. Entre eles, grandes mestres de capoeira de sete estados brasileiros e do Distrito Federal. "Muitas pessoas estão no mundo da capoeira, mas ainda não têm aquele conhecimento. Então, trouxemos esse pessoal de fora, que tem uma bagagem boa, justamente para apresentar e trazer esses fundamentos para a galera de Araçatuba", continuou Mestre Café.

A abertura do encontro ocorreu na sexta-feira à noite (06/12), na Câmara Municipal. No sábado (07/12), houve roda de capoeira no Calçadão da Marechal Deodoro pela manhã e oficinas no CSU (Centro Social Urbano) do bairro Jardim Jussara à tarde. O batizado e a atualização de cordas de 36 alunos do grupo "Filhos Farol da Barra", na manhã de domingo (08/12), encerraram a programação, também no CSU.

Parceiro da iniciativa, o vereador Rivael Papinha falou sobre a importância da capoeira não só para o condicionamento físico, mas principalmente para a inclusão social de crianças e adolescentes. "É gratificante participar desse projeto, que tira as crianças da rua, e vê-las participando junto com a família. É uma honra estar junto como parceiro desse projeto", disse o parlamentar.

Junto com o prefeito Cido Sério, Papinha se rendeu ao ritmo do berimbau e também jogou capoeira. "Eu joguei capoeira quando menino. Faz muito bem. Quando as crianças e adolescentes estão na capoeira, fazendo coisa boa, aprendendo um esporte, o poder público precisa apoiar", completou o chefe do Poder Executivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior