Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
09/08/2013
Beatriz e Batata acompanham plenária do Orçamento Participativo

Desde o dia 29 de julho, a população de Araçatuba tem a oportunidade de apresentar sugestões para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2014. Na quinta-feira à noite (08/08), a plenária do Orçamento Participativo foi realizada na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Leonísia de Castro, no bairro Bandeirantes. Os vereadores Beatriz (PT) e Gilberto Batata Mantovani (PR) marcaram presença.

O encontro reuniu moradores dos bairros Bandeiras, Bandeirantes, Icaraí, Morumbi, Nova Iorque, Saudade, Vila Estádio e Vila Santa Maria. Os músicos Wellington Bolla e Luiz Carlos Araújo abriram os trabalhos com música popular brasileira. Antes de ouvir as reivindicações da comunidade, a administração municipal prestou contas de obras e serviços realizados nos últimos anos.

Previamente inscritos, os moradores usaram o microfone para elogiar, criticar e solicitar melhorias. O aumento de repasses para a Secretaria Municipal de Esportes, a manutenção da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a poda de árvores do Ceama-Iamspe (Centro de Assistência Médico-Ambulatorial do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), a institucionalização do projeto Bem-Estar e a contratação de mais nutricionistas pela rede pública de saúde foram os pedidos feitos diretamente ao prefeito Cido Sério (PT).

"A população tem participado. Foram boas plenárias até agora. As pessoas estão falando o que ocorre na sua região, o que é preciso fazer, o que é preciso mudar, o que está dando certo e o que não está dando certo", avaliou o chefe do Poder Executivo.

Moradora do bairro Hilda Mandarino, a cabeleireira Elizabete Ferreira Pinto acompanha as plenárias do Orçamento Participativo há três anos. "Eu participo, porque gosto de estar sempre atenta ao que está acontecendo na cidade onde eu moro", afirmou. A operadora de caixa Renata Cristina Gomes da Silva, que reside no Castello Branco, também aprova a iniciativa. "É bom ter acesso ao prefeito e aos secretários. Eles nos escutam e realmente há mudanças", disse a moradora.

Para os vereadores Beatriz e Gilberto Batata Mantovani, a participação popular na construção do orçamento municipal é fundamental para o desenvolvimento da cidade. "A gente só constrói a nossa cidade quando a gente olha para ela, quando a gente a ama e quando a gente se dispõe a sair de casa e contribuir com um orçamento participativo", considerou Beatriz. "Quem sabe da região são os moradores da região. Por isso, essas reuniões são tão importantes", concordou Batata.

Ao todo, serão realizadas 13 plenárias em Emebs da cidade para discutir com os moradores as prioridades de investimentos. Hoje (09/08), o encontro acontece das 19h às 21h,  na Emeb Fausto Perri, no bairro Alvorada. Na segunda-feira (12/08), haverá plenária na Emeb Profº José Machado Neto, no bairro São José. A série de encontros termina na terça-feira (13/08) com reunião na Emeb Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, na Vila Mendonça.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior