Notícias
18/03/2015
Caçambas: comissão se reúne com empresários
Caçambas: comissão se reúne com empresários
A Comissão Especial de vereadores, formada por Cabo Claudino (PT do B), Dr Jaime (PTB) e Gilberto Batata Mantovani (PR), e criada para verificar a legislação referente à utilização de caçambas coletoras de entulhos em logradrouros públicos de Araçatuba se reuniu na manhã de quarta-feira (18/03) com donos e representantes das empresas do setor para discutir a elaboração de uma legislação para a área.
O vereador Cabo Claudino, que é presidente do grupo, conduziu o evento que contou com a presença do veredor Gilberto Batata Mantovani. Das 11 empresas de caçambas que existem na cidade, nove estavam representadas. No início da reunião, foi distribuída a todos a cópia do que será um anteprojeto a ser enviado ao prefeito municipal como proposta para um nova legislação, visto que a apresentação de uma matéria dessa natureza é de competência exclusiva do Executivo.
O vereador Cabo Claudino explicou a todos que a proposta entregue serviria de norte para a discussão entre os empresários e o setor público. “Nossa intenção é garantir a segurança da população, mas também o direito de vocês de trabalharem”, destacou.
As mudanças apresentadas primam, entre outras coisas, pela padronização das caçambas, modo e condições de dispô-las nas ruas, das autorizações, condições de segurança, prazos e sanções pelo descumprimento da lei.
Em sua grande maioria, as propostas apresentadas foram bem recebidas pelos empresários. A proprietária da empresa Araçá Entulhos, Salete Zonta Burgarelli, por exemplo achou a reunião bastante produtiva. “Se todos cumprirem as obrigações dispostas na proposta será muito bom, a única ressalva que fazemos é com relação ao tempo para reformar as caçambas, que segundo a prosposta devem ter a mesma cor. Para pintá-las e adesivá-las vamos precisar de tempo e dinheiro ”, disse.
Antônio Carlos Marbek de Andrade Silva Filho, da empresa Kata Entulho também aprovou a reunião. “Ficou claro que os vereadores estão preocupados em resolver o problema das caçambas com o apoio das empresas. Na verdade, trabalhamos com insegurança porque nos falta o respaldo da lei, mas por outro lado o investimento para se adequar às exigências de segurança é muito dispendioso, queremos mais tempo”, sugeriu.
Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para serem incorporadas à proposta final. Uma delas visa a criação de uma linha gratuita para denúncias para que a própria população possa contribuir na fiscalização dos equipamentos. O telefone deverá ser divulgado na própria caçamba, para que todos tenham acesso.
Para o vereador Cabo Claudino, os empresários estão abertos para que a legislação seja criada. O parlamentar disse que até o dia 23 de março o gabinete dele estará recebendo sugestões por escrito dos empresários. As ideias, como as apresentadas na reunião, serão estudadas e, se pertinentes, incorporadas ao anteprojeto.
Cabo Claudino explicou que a comissão já esteve reunida com as secretarias municipais envolvidas na questão e agora o próximo passo é falar com os demais parlamentares da Casa para enfim encaminhar a proposta ao Executivo. “Nós vamos sentar com o prefeito, com o secretário de governo e com o departamento jurídico da Prefeitura para que o mais rápido possível este projeto seja elaborado e enviado para votação”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Fátima Mantello / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe: