Câmara adere à campanha Setembro Amarelo
O prédio da Câmara Municipal de Araçatuba está com a fachada iluminada de amarelo para participar da campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a prevenção do suicídio. A adesão ao movimento foi anunciada durante a 30ª sessão ordinária do ano, nesta segunda-feira (21/09).
O convite para que o Legislativo araçatubense participasse da campanha veio da vice-coordenadora do CVV em Araçatuba, Inez Aparecida de Oliveira. Segundo dados apresentados pela entidade, o suicídio é um mal que leva à morte um brasileiro a cada 45 minutos. Isso significa que 32 pessoas tiram a própria vida por dia em nosso país. “É um número bastante significativo e precisa ser encarado com seriedade pelo poder público e pela sociedade”, disse o presidente da Câmara, vereador Cido Saraiva.
O parlamentar considerou importante aderir à campanha e falar sobre o assunto na Casa, porque 90% dos casos de suicídio podem ser evitados se as pessoas receberem os cuidados devidos. “Os que chegam ao suicídio sofrem de transtornos mentais ou emocionais que podem ser tratados”, enfatizou a coordenadora do CVV.
Além de iluminar a fachada, a Câmara abriu espaço durante as sessões ordinárias para que especialistas da área de saúde falem sobre o assunto. “Negar a existência do suicídio é um preconceito, assim como já foi em outros tempos falar sobre o câncer. A experiência ensina que é preciso encarar o problema de frente, deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações para melhor lidar com a situação”, disse a psicoterapeuta Luciana Zanola.
A campanha Setembro Amarelo é um movimento mundial que tem o apoio da Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (IASP), de entidades representativas da classe médica e do CVV (Centro de Valorização da Vida). “É uma ideia simples, mas que tem um objetivo muito importante, que é impedir este ato tão violento”, destacou o presidente do Legislativo.
Assim como a Câmara Municipal de Araçatuba, estão iluminados de amarelo neste mês o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, o Congresso Nacional, o Conjunto Nacional na Avenida Paulista em São Paulo, o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e vários monumentos de importância nacional e internacional.