Câmara apoia garantias de acessibilidade para deficientes
Durante a 39ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (22), a Câmara aprovou dois requerimentos de votos de apoio propostos pelo vereador Dr. Nava (PSC) a projetos de lei federais que beneficiam a circulação de pessoas com deficiência e garantem o bem-estar destes cidadãos.
O primeiro projeto, de autoria do deputado Marçal Filho (PMDB/MS), determina a instalação nos semáforos para pedestres de equipamento que emita "sinal sonoro suave, intermitente e sem estridência", que sirva de guia ou orientação para a travessia de pessoas com deficiência visual.
O outro, assinado pelo deputado Décio Lima (PT/SC), obriga as lojas de roupas a instalarem provadores adaptados para deficientes.
"Isso demonstra a preocupação do parlamento brasileiro com as necessidades das pessoas com deficiências visuais e de locomoção, cujas limitações de acessibilidade muitas vezes causam-lhes constrangimento e dificuldade de circulação", explicou.
A vereadora Tieza parabenizou o autor do voto de apoio e disse que a iniciativa tem de servir de alerta para a administração municipal no tocante à importância da manutenção de calçadas para facilitar a locomoção de pessoas com deficiências.
Após a aprovação, cópias dos documentos aprovados serão enviados ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP), e aos líderes de partidos políticos daquela Casa para conhecimento.