Câmara aprova criação do Espaço Cultural Nove de Julho
A Câmara de Araçatuba aprovou, em segunda discussão e votação na 18ª sessão ordinária do ano, a criação do Espaço Cultural Nove de Julho. O projeto de lei foi proposto pelo vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) e recebeu emenda sugerida pela vereadora Tieza (PSDB).
O espaço deve ser instalado em frente ao prédio do Legislativo e será utilizado pela população para finalidades socioculturais. O local também servirá para a exposição de trabalhos e fatos históricos ligados ao município.
"Servirá como importante meio divulgador das obras de artistas locais, que muitas vezes não têm oportunidade de apresentar seus trabalhos junto ao grande público", cita a justificativa do projeto.
Uma emenda proposta pela vereadora Tieza estabeleceu que uma comissão - formada por três vereadores e três servidores do Legislativo - ficará responsável pela manutenção da área.
A Câmara também poderá firmar parcerias com a Prefeitura e entidades públicas e privadas. "Se é verdade que o artista tem que ir onde o povo está, nada melhor que vir em frente ao Legislativo, que é a Casa do Povo. Podemos movimentar o centro da cidade e revitalizar o local", comemorou a vereadora.
O autor da propositura, vereador Joaquim da Santa Casa, considerou "criativa" a ideia do Espaço Cultural. "É um espaço para que os artistas e pessoas ligadas à cultura possam mostrar os seus trabalhos. Vejo essa necessidade de divulgação das obras artísticas", destacou.
Os vereadores Edval Antônio dos Santos (PP) e Edna Flor (PPS) também debateram o projeto, apreciado como segundo item da Ordem do Dia.