Câmara aprova leitura de todos os requerimentos nas sessões
A Câmara de Araçatuba aprovou na sessão de segunda-feira (18/05) Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora que altera o Regimento Interno do Legislativo e propõe que todos os requerimentos apresentados na sessão devem ser lidos, de forma resumida.
Até agora, a leitura dos requerimentos de votos de pesar, aplauso, protesto, repúdio e pedidos de informações oficiais e de relevância pública não era obrigatória. Apenas eram lidos os requerimentos quando os seus autores pediam destaque para a leitura.
Na justificativa do projeto, a Mesa Diretora da Câmara propõe a leitura de todos os requerimentos e deixa ao vereador a decisão de discutir ou não sobre o assunto. Ao propor que essa leitura seja feita de maneira resumida, a Mesa Diretora justifica que tal procedimento é necessário para que os vereadores e os que acompanham a sessão possam tomar ciência do tema em discussão
"Entendemos que estas alterações propugnam a transparência dos trabalhos legislativos ao levar a um público maior, principalmente aqueles que acompanham as sessões pelos sistemas de comunicação, quais assuntos estão sendo tratados pelos seus representantes", conclui a argumentação da Mesa Diretora. .
O projeto já havia sido aprovado em primeira discussão, sem emendas, na 15.ª sessão ordinária, de 11 de maio de 2009.