Câmara assina convênio com Centro de Ressocialização(Veja Vídeo)
A Câmara de Araçatuba assinou, na tarde desta quinta-feira, 30/9, convênio com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, que mantém o Centro de Ressocialização local (CR) em parceria com a organização não-governamental Crisep (Centro de Recuperação e Inserção Social em Estabelecimento Penal). A medida permite que reeducando do CR execute serviços de limpeza no Legislativo.
Participaram da cerimônia de assinatura os vereadores Edna Flor (PPS), Cido Saraiva (PMDB) e Profª Durvalina (PT), além de Elisa Maria Malacrida, diretora técnica de Divisão do Centro de Ressocialização de Araçatuba e Luís Alberto Thereza, gerente do Crisep. O evento também contou com a participação de funcionários da Câmara. Na ocasião, foi exibido um vídeo sobre os nove anos de atividades desenvolvidas pelo órgão.
O projeto que autorizou o convênio, de autoria da Mesa Diretora, que além de Edna e Cido, inclui os vereadores Dr. Nava (PSC) e Joel Platibanda (PMN), foi aprovado na 29ª sessão ordinária da Câmara deste ano. O objetivo da proposta é promover, por meio do trabalho, a ressocialização e a reintegração do reeducando ao convívio social.
O contratado será responsável pela limpeza e varrição da Praça Nove de Julho, em frente à Câmara, manutenção do jardim e das calçadas ao redor do prédio e realização de pequenos reparos e serviços de manutenção no interior do Legislativo. A partir de amanhã, um jovem de 20 anos, que foi apresentado no encontro, começa a prestar serviços na Câmara.
Segundo a presidente do Legislativo araçatubense, Edna Flor, a iniciativa possui relevância para o município. "É um marco histórico. A Câmara tem o dever constitucional de realizar atos pela inclusão social, para diminuir a desigualdade e reduzir o preconceito", assinalou.
Segundo Elisa Maria Malacrida, diretora técnica de Divisão do Centro de Ressocialização de Araçatuba, a maior parte dos reeducandos já possui condições para atuar em órgãos públicos. "É um trabalho que podemos ter certeza que vai dar certo", destacou.
Também presentes no encontro, os vereadores Cido Saraiva e Profª Durvalina ressaltaram a importância da parceria. "Cada um que está no CR merece esta oportunidade para voltar ao convívio social", afirmou Cido. "Acho que temos que dar o exemplo enquanto Poder Legislativo", completou a vereadora petista.
O convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo/ Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado, por meio do CR, tem o prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por até cinco anos.