Câmara de Castilho busca informações sobre uso de tablets
Luciano Nóia Pereira, assessor legislativo do vice-presidente da Câmara da cidade de Castilho (SP), vereador João Carlos Pereira da Silva "Demis" (PR), esteve na Câmara de Araçatuba na última sexta-feira (05/05) para conhecer o processo de implantação do projeto que permitiu aos vereadores de Araçatuba as consultas on-line de todo o conteúdo das sessões legilativas por meio de tablets oferecidos pela Câmara. O visitante foi recebido pelo Diretor Geral da Casa de Leis araçatubense, Antônio Lourenço Leal.
Intitulado Sistema de Apoio aos Vereadores, o programa foi implantado na Câmara de Araçatuba na legislatura passada, por determinação do ex-presidente Cido Saraiva (PMDB). A iniciativa fez parte de um conjunto de medidas que visou a economia. "Com a inovação, nós conseguimos reduzir, em média, 20% dos gastos com papel e cartuchos de tintas de impressoras, gerando uma economia em torno de R$ 8 mil/ano", explicou Antônio Leal.
O assessor parlamentar ficou sabendo do programa por meio de uma notícia publicada em um jornal impresso. Na época, ele não trabalhava na Câmara de Castilho e, a princípio, teve uma ideia negativa do projeto. "Agora, depois que vi a dinâmica do trabalho na casa legislativa de Araçatuba, passei a ter uma visão diferente. Vejo que o uso racional de produtos como o papel é urgente por questões econômicas e ambientais. Acredito que os órgãos públicos devem dar o exemplo aos demais", destacou.
Luciano Pereira ficou empolgado com as possibilidades do projeto depois das explicações que recebeu do chefe da Assessoria Ténica em Informática, Adriano Dias de Jesus. "Vamos nos movimentar para pôr em prática essa inovação em Castilho", disse.
A cidade de Castilho, distante 130 quilômetros de Araçatuba, tem aproximadamente 18 mil habitantes e 11 parlamentares na Câmara Municipal.