Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
25/03/2013
Câmara homenageia escola de música

No próximo dia 25 de abril, o Conservatório Musical Santa Cecília completará 59 anos de fundação. O aniversário levou a Câmara Municipal de Araçatuba a homenagear a escola com um voto de aplauso. O requerimento, proposto pelo vereador Gilberto Batata Mantovani (PR), foi aprovado por unanimidade na 8ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (25/03).

Inaugurado em 25 de abril de 1954, na rua Carlos Gomes, o Conservatório Musical Santa Cecília é pioneiro no ensino da música em Araçatuba. Nos dez primeiros anos de existência, foi administrado pelo maestro José Raab e, posteriormente, pelo professor Paulo Giovanini. Desde 1964, pertence à pianista Wanda Edith Meira Costa, que já promoveu vários concursos e projetos musicais.

O que ganhou mais destaque foi o Concurso Nacional de Piano "Paulo Giovanini", realizado por 25 anos até o centenário de Araçatuba, em 2008. A Semana de Música, o Concurso de Canto "Canta Garganta", o Concurso Nacional de Piano Popular e o projeto "O piano ao seu encontro" foram outros eventos promovidos pela escola. "O nosso objetivo sempre foi levar a música para a comunidade", contou Wanda.

Há 10 anos, ela se tornou a diretora de honra do conservatório, que passou a ser administrado pelos filhos Valéria, Rogério e Eneida. "Para nós, foi emocionante receber a escola e um desafio manter o nível de ensino. Estamos agora preparando a terceira geração para assumi-la", revelou Valéria Costa Chibeni Yarid.

Atualmente, o Conservatório Musical Santa Cecília está instalado na rua Miguel Caputi, no bairro Vila Estádio. Possui cinco professores (todos formados pela escola) e aproximadamente 200 alunos, matriculados em aulas de iniciação musical, canto e instrumentos de teclas, cordas, sopro e percussão.

Na tribuna da Câmara, o vereador Gilberto Batata Mantovani destacou o pioneirismo e a história da escola. "É muito importante que o Poder Legislativo homenageie as pessoas e as empresas que se destacam em nosso Município. É o mínimo que podemos fazer", discursou.

Os vereadores Tieza (PSDB) e Dr. Nava (PSD) também cumprimentaram os homenageados, que estavam no plenário para acompanhar a apreciação do voto de aplauso. O requerimento acabou subscrito pelos doze parlamentares.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior