Câmara homenageia mulheres araçatubenses(Veja Vídeo)
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08, foi lembrado pelos vereadores durante a 6ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (12/03). Dez minutos do Grande Expediente foram dedicados às mulheres.
Representando o público feminino, a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Denizarda Ricardo, foi homenageada no plenário. Nascida em Pirajuí há 74 anos, ela tem dois filhos, é professora aposentada da rede estadual de ensino e nos últimos 12 anos dedica-se ao trabalho voluntário com gestantes, crianças de zero a seis anos de idade e suas famílias.
Presenteadas com arranjos de flores, as vereadoras Profª Durvalina Garcia (PT), Edna Flor (PPS) e Tieza (PSDB) gravaram mensagens alusivas à data comemorativa. "Cumprimentamos todas as mulheres que lutam para preservar os valores da família e aquelas que se dispõem a atuar na vida política", disse Tieza. "Que a gente aprenda a escalar as montanhas, retirando as pedras e plantando flores, se possível", continuou Edna, citando poesia de Cora Coralina. "O 8 de março é um dia de festa, alegria, reflexão, mas também de luta", concluiu Durvalina.
Os vereadores Joaquim da Santa Casa (PTB), Prof. Cláudio (PMN) e Rivael Papinha (PSB) também parabenizaram as mulheres pelo seu dia.
HISTÓRIA -
No dia 8 de março de 1957, operárias de uma fábrica de tecidos da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência. As grevistas foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente, 130 tecelãs morreram carbonizadas.
A partir de 1975, o dia 8 de março foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) o Dia Internacional da Mulher. Por isso, nesse dia, vários locais do mundo realizam eventos para discutir o papel da mulher na sociedade. A luta é contra o preconceito e a desvalorização do público feminino.