Câmara sedia Encontro Regional "Políticas sobre Drogas"
Araçatuba sedia nesta sexta-feira (dia 27 de abril) o Encontro Regional "Políticas sobre Drogas - Alternativas de Atuação". O evento será realizado das 9h às 17h e acontece na Câmara Municipal, parceira da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, que através da Coordenação de Políticas sobre Drogas realiza os encontros nas regiões administrativas do Estado de São Paulo.
Segundo o Governo Estadual, em 2011 os encontros foram realizados nas regiões de Santos e São José dos Campos. Este ano, em março, o evento ocorreu na região administrativa de Sorocaba. Araçatuba sedia o 4º encontro. A meta da Secretaria da Justiça e da Cidadania é realizar um encontro em cada região administrativa do Estado de São Paulo, que conta com 15 regiões administrativas e 645 municípios.
"O objetivo do evento é sensibilizar as comunidades e governos municipais para o tema, além de destacar a importância da implementação de políticas públicas que envolvam as diversas instâncias da sociedade organizada, apontando a necessidade de ações que não sejam exclusivamente governamentais", explica a advogada de Políticas sobre Drogas, Renata Maria Ramos Soares, que integra a equipe da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania.
De acordo com ela, também é objetivo do evento harmonizar conceitos e apresentar propostas passíveis de serem realizadas com boa relação custo/ benefício, fomentando a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas, os chamados COMADs.
O Encontro Regional "Políticas sobre Drogas" é voltado para prefeitos, vereadores, representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Urbana; OAB; Delegados de Polícia; Promotores de Justiça, Juiz de Direito; Conselhos de direitos; sociedade civil (Lojas Maçônicas, Rotary, Lions Club, Associações Comunitárias, Grupos de Mútua Ajuda) e interessados no tema. O evento é aberto e nenhuma taxa é cobrada.
A 9ª Região Administrativa do Estado (Região de Araçatuba) conta com 43 municípios. Dez contam com Comads, porém apenas cinco estão ativos: Andradina, Araçatuba, Birigui, Guaraçaí e Ilha Solteira. Segundo a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, das 645 cidades do Estado, apenas 100 contam com Comads (Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas).
"O evento é uma oportunidade para discutir sobre a temática das drogas nos municípios da região administrativa de Araçatuba, como podemos aplicar essas políticas e ações nestas cidades, estimulando a criação de Comads nos municípios que não contam com conselhos", completou Renata Soares.
Sugestão
O Encontro Regional acontece em Araçatuba através de uma sugestão da vereadora Tieza (PSDB), que recentemente esteve em São Paulo, na Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.
"Estive reunida com o coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira, chamado carinhosamente de Laco. Na reunião fiquei sabendo dos encontros e logo surgiu a ideia de organizar o evento em Araçatuba, já que Laco visita a cidade constantemente, pois os familiares de sua esposa ainda residem em Araçatuba", explicou Tieza.
O presidente do Legislativo, vereador Cido Saraiva (PMDB), levou a sugestão aos demais vereadores membros da Mesa Diretora: Joaquim da Santa Casa (PTB), Professor Cláudio (PMN) e Edval Antônio dos Santos (PTB). "Os vereadores entenderam que seria extremamente importante a Câmara realizar o encontro em suas dependências, sendo parceira do Governo Estadual na discussão deste importante tema", destacou Cido Saraiva.
Programação do evento:
8h30 - Credenciamento/Coffee
9h - Abertura Oficial
10h - Palestra com o coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. Laco), com o tema "Políticas sobre Drogas - Alternativas de atuação".
11h - Palestra com o Promotor de Justiça em São Paulo, com atuação na Promotoria de Justiça Criminal de Santana, Dr. Mario Sergio Sobrinho. Tema: "Justiça Terapêutica - Promotoria de Justiça Criminal de Santana".
12h - Almoço
13h30 - Três palestrantes discutem o tema "Modelo de tratamento - experiências exitosas": Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira; Professora Adalberta Fortes Martins (Presidente do Amor Exigente) e Dr. Vilson Disposti (Professor Mestre em Direito e diretor da entidade Ave Cristo Centro de Reabilitação).
14h30 - Impacto das ações dos conselhos municipais de políticas sobre drogas - apresentação das ações.
16h30 - Encerramento - conclusão dos participantes.
Informações: (18) 3636-5000