Câmara sedia evento de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
O COB (Centro de Oncologia Bucal) da FOA/Unesp (Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista) promove, nesta quarta-feira (09/11), a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal, a quarta edição do Manifesto Universitário com o tema "Consciência total do câncer de cabeça e pescoço". O evento, aberto ao público, marcará a abertura da Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer, que será realizada neste mês, nas escolas estaduais da cidade.
O Manifesto Universitário consiste em várias apresentações artísticas com o objetivo de alertar a comunidade para a necessidade da prevenção e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço, o que é possível por meio do autoexame da boca. "Todos devem examiná-la diariamente em busca de lesões, como aftas, que não cicatrizam há mais de 15 dias e, por isso, precisam ser investigadas por um profissional, no caso um dentista ou médico", orienta a enfermeira do COB, Anne Cristina de Faria Cocato.
A programação do Manifesto Universitário inclui a apresentação da Orquestra de Sopros de Araçatuba e do grupo de canto "Tocando em Frente", formado por cinco pacientes do centro oncológico da Unesp. Professores e alunos da universidade também se apresentarão.
Fundado em 1991, o Centro de Oncologia Bucal da FOA/Unesp recebe diariamente pessoas em busca de orientações, tratamento e acompanhamento do câncer de cabeça e pescoço. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, cirurgiões-dentistas, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta e enfermeira.
Durante o mês de novembro, esses profissionais percorrerão as escolas estaduais de Araçatuba para ministrar palestras educativas sobre câncer bucal aos alunos do 3º ano do ensino médio.