Castramóvel começa a funcionar no município
O vereador Rosaldo de Oliveira (PROS) acompanhou, na manhã desta terça-feira (15/4), o começo das atividades da primeira unidade móvel de castração gratuita de cães e gatos de Araçatuba, conhecida como Castramóvel. As primeiras castrações foram feitas com animais da APDA (Associação de Proteção e Defesa dos Animais) na Praça São Joaquim.
Idealizado pelo parlamentar, o projeto obteve a licença para funcionamento em janeiro deste ano. A unidade móvel é formada por um veículo itinerante adaptado com mesa cirúrgica, estufa, gaiolas para o pós-operatório, ar-condicionado e todos os equipamentos necessários para realizar as esterilizações cirúrgicas, atendendo às características funcionais e higiênicas de um centro cirúrgico, viabilizando a castração.
Segundo Rosaldo de Oliveira, o Castramóvel irá percorrer todas as regiões da cidade e os procedimentos serão realizados sem a necessidade de deslocamento. “É uma alegria muito grande e um sonho para nós que somos ativistas da proteção aos animais ver essa unidade começar a funcionar. Esse projeto era um anseio de muitos anos e hoje temos o pontapé inicial nesta proposta de controlar a população de animais da cidade”, afirmou o vereador.
O médico veterinário responsável pelo Castramóvel, Diego Gonçalves dos Santos, explicou que os procedimentos são simples e começam com a realização de exames dos animais. “Inicialmente, são feitos exames, ou seja, os animais passam por uma triagem para verificar se estão normais e aptos para a castração. Depois, na fase do pós-operatório, haverá uma série de medicações e cuidados que os donos dos animais devem ter”, destacou.
Com base em levantamento feito junto à assessoria do vereador, 150 pessoas da comunidade já demonstraram interesse em recorrer ao serviço gratuito de castração de cães e gatos.