Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
19/10/2009 10:34:08
Cavalgada, queima do alho e moda de viola encerram Semana Tião Carreiro(Veja Vídeo)

Resgatar a cultura caipira, homenageando um dos ícones da música sertaneja. Foi esse o objetivo da 5ª edição da Semana Tião Carreiro, realizada entre os dias 13 e 18 de outubro, em vários pontos da cidade. Cavalgada, concursos como a queima do alho e shows de moda de viola marcaram o encerramento do evento. As atividades concentraram-se no Ponto do Peão, localizado no recinto Clibas de Almeida Prado. A programação teve o incentivo do vereador Edval Antônio dos Santos (PP).

Durante a semana, alunos das escolas municipais de Araçatuba conheceram a vida e a obra de Tião Carreiro. No sábado, dia 17/10, apresentações musicais animaram os consumidores que passaram pelo calçadão comercial das ruas Marechal Deodoro e Princesa Isabel. Já no domingo, dia 18/10, sete comitivas da cidade e região saíram em cavalgada do alto da avenida Brasília até o recinto de exposições.

No local, antes do preparo do almoço, os peões receberam a benção do padre Orlando Maffei, que acompanhou todo o trajeto. "Para mim, que nasci e cresci no campo, é uma alegria participar de eventos como esse", disse o padre. Arroz carreteiro, feijão tropeiro e paçoca de carne seca foram os pratos preparados pelas comitivas da mesma forma que os tropeiros faziam antigamente. "Nossa intenção é preservar as tradições caipiras", afirmaram os organizadores Cláudia Aparecida Colli e Mauro Rico.

O cardápio pôde ser degustado a R$ 10. Conforme Cláudia, o dinheiro arrecadado será revertido para a conclusão das obras do espaço Ponto do Peão. "Queremos promover neste espaço o intercâmbio entre os amantes da música sertaneja, com a realização de encontros de violeiros, tropeiros, catireiros, entre outros", anunciou a organizadora. Julgadores de várias cidades paulistas premiaram a melhor comitiva, o melhor berranteiro, os animais mais paramentados e os peões melhor trajados.

A 5ª edição da Semana Tião Carreiro foi uma realização das Secretarias Municipais da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento Municipal de Turismo, com o apoio da Guarda Municipal, Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e Araçatuba Convention & Visitors Bureau.

BIOGRAFIA
José Dias Nunes, o inesquecível Tião Carreiro, nasceu no dia 13 de dezembro de 1934, em Monte Azul, no distrito de Montes Claros (MG). Aquele que mais tarde seria considerado o "Rei do Pagode", mudou-se para Valparaíso (SP) ainda criança, onde trabalhou na roça. A carreira artística teve início quando já morava em Araçatuba, na década de 1950. Foi aqui que o violeiro casou-se e teve uma filha. Tião Carreiro morreu no dia 15 de outubro de 1993, aos 59 anos de idade.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Reprodução - TV Câmara
Compartilhe:
<< Página Anterior