CE que verifica atividades do aterro sanitário recebe representantes da Revita
Os quatro parlamentares integrantes da Comissão Especial (CE) de vereadores que estão verificando as atividades do Aterro Sanitário de Araçatuba estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (dia 9). Os membros da CE receberam representantes da Revita Engenharia, empresa responsável pelo serviço no município. O encontro ocorreu no plenário do Legislativo araçatubense, das 16h30 às 18h.
A Comissão Especial é formada pelos vereadores Edna Flor (PPS), Cido Saraiva (PMDB), Rosaldo de Oliveira (PV) e Gilberto Batata Mantovani (PR). Segundo informações da assessoria da vereadora Edna Flor [presidente da Comissão], a reunião teve como objetivo esclarecer questionamentos relacionados a contratos de limpeza pública do município, coleta seletiva, volume de operação do aterro, varredura de ruas e condições de trabalho dos coletores de lixo, como quilometragem percorrida diariamente, formas de atender necessidades básicas, entre outros.
A Comissão Especial criada pela Câmara de Araçatuba pretende enviar à Prefeitura estudo com uma série de propostas, visando melhor aproveitamento do atual espaço destinado a depósito de resíduos sólidos na cidade. Na semana passada os vereadores visitaram o aterro sanitário.
De acordo com Edna Flor, as impressões negativas ficaram por conta da necessidade de pavimentação da estrada que dá acesso ao local e da coleta seletiva. A vereadora acredita que a estrada está precária. Outro ponto que ela destacou está relacionado a vida útil do aterro.
"Da forma como está operando, a vida útil do aterro está comprometida. A coleta seletiva ocorre precariamente e apenas 6% do volume coletado de lixo é reciclado", disse ela. A presidente da comissão acredita que o aterro tem condições de ser ampliado, já que a Prefeitura ofereceu área anexa ao local.
No encontro desta terça-feira, estiveram na Câmara o responsável operacional do aterro sanitário de Araçatuba, Gabriel Marcelo Cruz, e o gerente operacional da empresa, Marcelo Lopes.