Centro universitário recebe homenagem em sessão solene
Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (9/12), o Legislativo araçatubense concedeu o Diploma de Honra ao Mérito ao Centro Universitário Toledo (Unitoledo). A homenagem surgiu de um projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Gilberto Batata Mantovani (PR).
A honraria buscou reconhecer os 50 anos de relevantes serviços prestados ao município e região nas áreas educacional e social. A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Cido Saraiva (PMDB), e contou com as presenças do autor da honraria, vereador Batata, do diretor do Fórum de Araçatuba, Emerson Sumariva Júnior, do reitor da Unitoledo, Bruno Toledo, de vários professores e funcionários do centro universitário, ex-vereadores, entre outros.
Durante o discurso, o autor da homenagem destacou a importância da Unitoledo. “É uma história de meio século, que vem transformando vidas pela educação. Inúmeros jovens formados na Unitoledo hoje são destaque em várias áreas e muitos aqui presentes passaram pelas cadeiras dessa grande instituição”, destacou o vereador Gilberto Batata Mantovani.
Após receber a honraria, o reitor do Centro Universitário Toledo, Bruno Toledo, agradeceu à homenagem e ressaltou o legado deixado pela família Toledo. “Foram dezenas de instituições fundadas pelo Eufrásio, em uma época em que muitos alunos do interior tinham que recorrer aos grandes centros para estudar. Foi uma honra receber esta homenagem”, discursou.
HISTÓRIA
A história do centro universitário começou com o pioneirismo do professor Antônio Eufrásio de Toledo, que funda em Araçatuba as Faculdades Toledo em 1966. Inicialmente formada pelas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, a instituição oferecia os cursos de Letras, Pedagogia e Estudos Sociais.
Em 1975, o ex-deputado federal e professor Maurício Leite de Toledo chega ao município para consolidar a obra iniciada pelo pai dele, Antônio Eufrásio. Em 2004, a então Faculdades Integradas Toledo é elevada a centro de excelência pelo MEC (Ministério da Educação), passando a ser chamada de Centro Universitário Toledo (Unitoledo).
Em 2006, Bruno Toledo assumiu a reitoria do centro universitário. Atualmente, a unidade oferece 23 cursos em diversas áreas do conhecimento.