Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
26/06/2013
Ciclistas apoiam projeto de lei que cria Sistema Cicloviário

Aproximadamente 20 ciclistas estiveram no plenário da Câmara Municipal na última sessão ordinária do legislativo, ocorrida dia 24 de junho, realizando um protesto pacífico em apoio ao projeto de lei 08/2013, de autoria do vereador Cido Saraiva (PMDB), que dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário no município.

A propositura está tramitando na Casa de Leis e o parlamentar pede uma rede viária para o transporte por bicicletas, formada por ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo. O projeto prevê, também, locais específicos para estacionamento, os chamados bicicletários e paraciclos.

"O projeto visa articular o transporte por bicicleta com Sistema Integrado de Transporte de Passageiros, viabilizando os deslocamentos com segurança, eficiência e conforto para o ciclista", disse Cido Saraiva.

De acordo com o projeto, o município deverá implementar infraestrutura para o trânsito de bicicletas e introduzir critérios de planejamento para implantação de ciclovias ou ciclofaixas nos trechos de rodovias em zona urbana, na vias públicas, nos terrenos marginais às linhas férreas, nas margens de cursos d'água, nos parques e em outros espaços naturais da cidade.

"A utilização das bicicletas, além de ser importante para o equilíbrio do trânsito, beneficia a saúde das pessoas, tando para quem pedala quanto para quem utiliza outros meios de locomoção. Também contribui para diminuir o uso de veículos, humanizando o espaço urbano", justifica Cido Saraiva no projeto de lei.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Lotto/Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: