Cido Saraiva acompanha posse de novos membros do Comas (Veja Vídeo)
O prefeito Cido Sério (PT) empossou, no final da tarde de ontem, 27/01, os novos membros do Comas (Conselho Municipal de Assistência Social) para o biênio 2011-2013. A cerimônia, realizada no auditório da Prefeitura, contou com a presença do presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Cido Saraiva (PMDB).
Também estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, o secretário de Participação Cidadã, Alex Lapenta, e a atual presidente do Comas, Lenira Sônia Borgeth.
No total, 44 integrantes formam o conselho, entre titulares e suplentes. O Poder Executivo é representado por oito secretarias: Assistência Social, Saúde, Educação, Assuntos Jurídicos, Fazenda, Segurança, Governo e Desenvolvimento Econômico.
Já a sociedade civil tem representação nos segmentos Família, Criança e Adolescente, Pessoa Idosa, Pessoas com Deficiência, Migrante e População de Rua, Sociedade Amigos de Bairro, Associações Comunitárias, Clubes de Serviço, Sindicatos Patronais, Sindicato de Trabalhadores e Direitos Humanos e Cidadania.
Os novos conselheiros, que atuam voluntariamente, terão o papel de acompanhar e fiscalizar todos os trabalhos da secretaria municipal de Assistência Social. Uma das novidades do conselho atual é a inclusão de representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Maçonaria e Sindicato dos Contabilistas.
O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Cido Saraiva, mencionou a importância social dos integrantes do conselho. "Os que estão saindo prestaram um grande serviço e os chegam, com certeza, continuarão esse trabalho de fiscalização. Está nas mãos de vocês", disse Saraiva aos conselheiros.
Segundo Lenira Sônia Borgeth, que encerra o mandato como presidente do conselho no próximo dia 31 de janeiro, uma das conquistas foi a ampliação da representatividade do órgão. "Conseguimos completar os representantes e mudar a filosofia de trabalho", disse.
Durante a posse do Comas, também foi definida a secretaria-executiva do órgão. Os componentes são: Marco Antonio Moraes Borges (secretário-executivo), Nívea Soares Izumi (assistente social) e Marcelo de Azevedo Bezerra (assessor). No próximo dia 9 de fevereiro, na Casa dos Conselhos, será eleito o novo presidente do órgão.