Cido Saraiva participa do Bon Odori em Araçatuba
Cerca de cinco mil pessoas de 30 cidades da região noroeste paulista compareceram ao Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, no último sábado (27/08), para a 45ª edição do Bon Odori em Araçatuba. A festa de resgate e preservação da tradição milenar japonesa foi organizada pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba em parceria com a Federação das Associações Nipo-Brasileiras da Noroeste. O presidente da Câmara Municipal, vereador Cido Saraiva (PMDB), participou do evento.
Em japonês, odori significa dança e bon refere-se a finados, lembrados pela comunidade nipônica no mês de agosto. Assim, o Bon Odori é uma celebração às almas dos antepassados. No Brasil, porém, a festa é mais do que isso. "Tornou-se uma atração turística", comentou o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, Takashi Kato. Tanto é verdade que os descendentes de japoneses não dançam sozinhos. "Cerca de 70% a 80% de brasileiros não-descendentes dançam o Bon Odori, o que para nós é uma alegria muito grande", disse o presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras da Noroeste, Kazoshi Shiraishi.
A professora Elza Barbosa é um exemplo dessa integração. Os traços tipicamente brasileiros não a impediram de aprender a dança japonesa. "Sou praticamente adotada por famílias de japoneses. Então, não perco um Bon Odori. É uma festa muito boa, tranquila, da qual eu gosto muito", revelou. O desembargador federal do Trabalho, João Alberto Alves Machado, também participa da festa, mas como espectador. "A dança é simples, mas eu nunca me atrevi. Tenho que aprender primeiro. Por enquanto, aproveito o Bon Odori para rever vários amigos", afirmou.
A mistura de gerações, raças e cores chama a atenção. "É uma festa belíssima, que reúne toda a região, desde as pessoas mais idosas até os jovens. E o mais legal é que os brasileiros também participam, aprendendo um pouco da dança, da cultura e dos costumes japoneses", avaliou o deputado federal Walter Ihoshi (DEM-SP), que também esteve presente no evento.
Para o presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Cido Saraiva, á cidade é privilegiada por sediar festivais do Bon Odori. "É uma festa que marca o nosso município. Parabenizo a colônia japonesa pelo evento", discursou o parlamentar.