Comissão anuncia avanços na aquisição do Acelerador Linear para Araçatuba
A comissão especial da Câmara, formada pelos vereadores Tieza, Edna Flor e Cido Saraiva para acompanhar o processo de liberação do Acelerador Linear para a Santa Casa, anunciou nesta segunda-feira (17/08), que a cessão do aparelho para Araçatuba deverá ser formalizada em reunião esta semana no Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro.
A minuta do termo de cessão do aparelho já foi assinada pela Secretaria de Saúde de Araçatuba e também pela Santa Casa. O documento foi encaminhado para São Paulo onde será assinado pelo secretário estadual de saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e finalmente formalizado pelo Instituto Nacional do Câncer em reunião no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira, dia 19.
A vereadora Tieza, que preside a comissão especial da Câmara, anunciou que o aparelho Acelerador Linear que virá para Araçatuba é novo e ainda está encaixotado em Tucuruí, no Pará. Tieza anunciou também que toda a logística para o transporte do aparelho até Araçatuba custará cerca de um milhão de reais e ficará a cargo do governo do Estado.
A comissão de vereadores já fez contatos também com a Santa Casa de Araçatuba para se informar sobre a construção do abrigo para instalação do aparelho, que é chamado de "casamata". A Santa Casa informou à comissão que já tem garantido o empréstimo do dinheiro para a construção da casamata.
Todo o processo para a cessão do aparelho para a Santa Casa, além do transporte e instalação está sendo acompanhado pelo presidente da Fundação Oncocentro de São Paulo, Edmur Pastorelo.
A comissão especial de vereadores para acompanhar o processo de liberação do Acelerador Linear foi formada em março último. A proposta foi da vereadora Tieza, que preside a comissão. Ela disse durante a entrevista coletiva com a imprensa que o fato de pertencer ao PSDB, o mesmo partido do governador do Estado, aumenta sua responsabilidade na luta para adquirir o aparelho para Araçatuba.
A vereadora Edna Flor lembrou que a instalação do aparelho vai minimizar o sofrimento de centenas de pessoas que sofrem de câncer e precisam viajar para se tratar em Barretos e outras cidades do interior paulista. Além disso, toda a região de Araçatuba será beneficiada com a volta do serviço de radioterapia à Santa Casa.