Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
24/08/2009 21:23:39
Comissão apresenta relatório final sobre merenda escolar

Depois de quase 90 dias de trabalho, a comissão especial criada pela resolução nº 1.684/2009, com o objetivo de realizar estudos junto ao poder Executivo visando à substituição dos produtos alimentícios entalados da merenda escolar, concluiu as atividades. O relatório final da comissão, que foi composta pelos vereadores Cláudio Henrique da Silva (PMN), Durvalina Garcia (PT) e Edna Flor (PPS), foi apresentado ao plenário durante a 26ª sessão ordinária do ano.


Com base em denúncias de pais e alunos que se mostraram insatisfeitos com a qualidade dos alimentos enlatados servidos na merenda escolar, os vereadores propuseram a formação da comissão e, a partir da aprovação em plenário, iniciaram as pesquisas.

Eles realizaram reuniões com a ex-secretária de Educação, Marta Dourado, ouviram opiniões de nutricionistas, visitaram o galpão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) onde os produtos enlatados ficam armazenados e receberam ofícios de várias Câmaras Municipais que também se mostraram insatisfeitas com a qualidade dos alimentos, após terem sido consultadas pela comissão.    

O relatório destaca que foram encontradas latas amassadas e com aparência de deterioradas, além de lotes de alimentos interditados. A partir dessas evidências, os vereadores solicitaram ao prefeito Cido Sério (PT), a suspensão definitiva desse tipo de alimentação da merenda escolar.

Cláudio Henrique da Silva destacou que o prefeito imediatamente comunicou à Secretaria de Estado da Educação que não receberia mais os enlatados. "Um novo cardápio já foi reformulado, ainda não é o ideal, mas já melhorou bastante", disse.

Durvalina Garcia comemorou a decisão da administração municipal e informou que, a partir de agora, 30% dos alimentos que serão utilizados na merenda serão fornecidos por produtores rurais da cidade. "Teremos uma reunião com os pequenos produtores rurais nesta terça-feira, dia 25/08, para tratar do assunto", informou.

A presidente Edna Flor concluiu dizendo que o sucesso da comissão só foi possível porque a sociedade não se calou, já que os pais trouxeram o problema para o debate, a Câmara não ficou inerte e a Prefeitura foi sensível à questão. "Infelizmente temos informação de que ainda há produtos enlatados para serem consumidos nesse semestre por conta do contrato com a Coan, mas tão logo eles terminem, a Prefeitura já se comprometeu em preparar uma merenda de excelente qualidade para nossos alunos", finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Paula Todesco/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior