Comissão consulta população sobre número de vereadores
Organizações da sociedade civil e religiosa de Araçatuba têm 60 dias para responder a cartas-consultas sobre a fixação do número de vereadores para a próxima legislatura (2013-2016). As correspondências foram enviadas pela comissão especial, constituída em março deste ano, para ouvir a opinião da população sobre um possível aumento de cadeiras no Legislativo araçatubense.
O grupo é presidido pelo parlamentar Dr. Nava (PSC) e tem como membros os vereadores Joaquim da Santa Casa (PDT) e Profª Durvalina Garcia (PT). Durante o Grande Expediente da 14ª sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (09/05), eles apresentaram ao plenário um relatório parcial das atividades.
Ao todo, foram expedidas 432 cartas-consultas para igrejas, entidades espíritas, associações de classe, clubes de serviço, escolas, instituições de assistência social, secretarias municipais, estabelecimentos comerciais, delegacias e distritos policiais. As correspondências contêm três perguntas: O número de 12 vereadores deve ser mantido? O número de vereadores deve ser reduzido? Qual deve ser o número de vereadores?
Além das cartas-consultas, a comissão também já se reuniu com representantes de dez partidos políticos (PV, DEM, PTB, PSL, PSB, PT do B, PTN, PC do B, PHS e PRB), que defendem o aumento de 12 para 19 no número de cadeiras. Na reunião, ocorrida em sete de abril, decidiu-se pela realização de uma audiência pública, já marcada para o dia 16 de junho, às 19h.
A intenção dos vereadores é concluir os trabalhos e apresentar relatório final na sessão ordinária do dia 27 de junho, antes do recesso parlamentar.