Comissão da TUA pede a PM fiscalização em ônibus de transporte coletivo
A Comissão Especial de Vereadores criada para verificar o cumprimento das legislações Federal e Municipal referente ao transporte coletivo urbano de Araçatuba esteve reunida nesta quarta-feira, dia 3 de julho, com o coordenador operacional do Batalhão da Polícia Militar, Capitão PM Manuel Alves Guimarães. O encontro ocorreu no Batalhão da PM e estiveram presentes os vereadores Edna Flor [presidente da comissão], Dr. Nava e Carlinhos do 3º DP. O vereador Rosaldo de Oliveira foi representado por seu assessor parlamentar.
Criada em fevereiro de 2013, a comissão tem como objetivo acompanhar os serviços prestados pela concessionaria TUA [Transporte Urbano Araçatuba], responsável pelo transporte coletivo no município. As constantes reclamações dos usuários estão sendo averiguadas pelos vereadores membros da comissão.
"O objetivo do encontro foi entregar a PM um relatório que mostra várias irregularidades nos ônibus coletivos. Pedimos à polícia que faça uma fiscalização no ônibus. Queremos garantir segurança aos usuários", disse a presidente da comissão, vereadora Edna Flor.
Segundo ela, entre as falhas encontradas pela Comissão de Vereadores estão ônibus em circulação com pneus carecas, deficiência de faróis [lanterna e pisca], problemas de freio e problemas no limpador de para-brisa. "Em um dos ônibus existe um buraco no assoalho e é possível ver o asfalto. São vários problemas que colocam em risco a vida dos usuários. Queremos que os ônibus que estiverem em desacordo com a legislação de trânsito e se encontrarem em más condições sejam retirados de circulação", salientou Edna Flor.
Recentemente os vereadores também estiveram com a Polícia Civil e solicitaram a realização de perícia nos ônibus citados em inquéritos policiais por estarem envolvidos em acidentes, que resultaram em boletins de ocorrência.
Os trabalhos da Comissão Especial de Vereadores continuam em andamento. A previsão é que a apuração termine em agosto.