Comissão da Zona Azul apresenta relatório ao plenário
A Comissão Especial de Vereadores criada para verificar o funcionamento e propor melhorias para o sistema de estacionamento rotativo apresentou relatório parcial de suas atividades. O documento foi lido e discutido durante a 17ª sessão ordinária do ano, nesta segunda-feira (29/05).
Criado em março deste ano, devido ao crescente descontentamento da população com a prestação do serviço, o grupo é formado pelos vereadores Lucas Zanatta (PV) – presidente –, Dr. Flávio Salatino (PMDB) e Márcio Saito (PSDB) – membros.
Em quase três meses de trabalho, os parlamentares fizeram reuniões com a empresa Arapark – administradora da zona azul no município, com membros da Prefeitura, da Pastoral da Saúde, urbanistas e comerciantes.
Apesar de apontar a necessidade do sistema para garantir a rotatividade de veículos em estacionamentos públicos, o relatório apresenta vários problemas. O mau atendimento dos funcionários, a inexistência de tempo para a execução de tarefas rápidas, a burocracia para o cadastramento e utilização das vagas especiais são as principais reclamações.
Para amenizar os transtornos e promover um atendimento humanizado à população, a comissão propõe um plano de ação. “É possível a gratuidade de quinze minutos, o pagamento conforme o uso, a transformação dos R$ 18 de advertência em crédito de 10 horas de estacionamento e o pagamento do tíquete com cartões de crédito e débito”, mencionou o vereador Lucas Zanatta.
A promoção de cursos e treinamentos para os fiscais da Arapark, a autorização para que idosos, gestantes e deficientes físicos estacionem em qualquer vaga disponível e a divisão da zona azul em três grandes áreas – educação e religião, comércio e saúde – são outras medidas sugeridas pela comissão.
“Criamos a zona verde para distinguir a região que envolve a Santa Casa, laboratórios e clínicas médicas. Nessa área, o usuário teria uma tolerância de quatro horas”, explicou o vereador Dr. Flávio Salatino. “Sugerimos que, no período de entrada e saída dos alunos, sejam liberadas as vagas em frente de escola”, prosseguiu o vereador Márcio Saito.
Cópias do relatório preliminar foram entregues a todos os vereadores da Câmara, que têm sete dias para apresentar sugestões à comissão. Durante a sessão, os vereadores Beatriz (Rede), Cido Saraiva (PMDB), Gilberto Batata Mantovani (PR), Carlinhos do Terceiro (SD), Professor Cláudio (PMN), Dr. Almir (PSDB), Dunga (DEM) e Arlindo Araújo (PPS) já colaboraram com o trabalho do grupo, relatando falhas na operacionalização do sistema ou apresentando indicações.
RELATÓRIO PARCIAL DA COMISSÃO ESPECIAL - ESTACIONAMENTO ROTATIVO