Comissão quer resolver inadimplência em pagamentos de conta de água(Veja Vídeo)
Uma comissão formada pelos vereadores Olair Bosco (PP), Rivael Papinha (PSB) e Durvalina Garcia (PT) quer resolver o problema de inadimplência no pagamento de contas de água em Araçatuba.
Uma pesquisa realizada pelo Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) mostra que existem mais de 10 mil residências em situação de inadimplência. Os débitos variam de R$ 5 mil a R$ 10 mil reais em contas de água.
Três reuniões já foram feitas. A última, realizada na tarde desta terça feira (01/09), contou com a participação de 11 técnicos da Secretaria de Ação Social.
A vereadora Durvalina Garcia disse que a questão da inadimplência foi muito comentada na Câmara durante as sessões. "Muito se falou em inadimplência nos últimos dias. Se quisermos resolver o problema, precisaremos nos focar diretamente na população de baixa renda", completou.
No encontro, ficou acertada a realização de reuniões públicas com a participação da comissão de vereadores, técnicos da Ação Social e público para debater soluções para o problema.
Os critérios da tarifa social serão mudados, conforme os resultados e informações obtidas nas reuniões.
O vereador Rivael Papinha disse ser importante a aproximação do público. "Vamos ter a oportunidade de alterar com exatidão os critérios da tarifa social que há muito tempo não são mudados", explicou. A divulgação será feita por meio de panfletos, palestras nas escolas e anúncios em meios de comunicação.
Marcia Lavoyer, coordenadora geral dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social), comentou que a população de baixa renda terá a oportunidade de expor problemas e apontar soluções para o assunto. "Será uma ação em conjunto, solucionando o problema no local", concluiu.