Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
05/01/2010 11:57:55
Cratera no bairro Umuarama preocupa vereador(Veja Vídeo)

Os moradores da rua Renato Prado, no bairro Umuarama, estão sofrendo com os problemas ocasionados pela chuva da última semana. Em um quarteirão da rua, surgiu uma cratera, que rompeu com as redes de água e esgoto. O vereador Joel Platibanda (PMN) está preocupado com a situação do trecho e visitou o local na manhã desta terça-feira, 5/1.


O buraco tem mais de dois metros de profundidade e afetou o acesso a dezenas de residências situadas na via. Na maioria delas, apenas uma faixa de terra permite a passagem de pessoas. Vários moradores recorrem a vizinhos de áreas menos atingidas pela erosão para guardar os veículos. Lixo e entulho também estão acumulados em toda a extensão da erosão.

Sem redes de galeria, a via recebe as enxurradas dos bairros Concórdia e Hilda Mandarino. Parte do sistema de contenção de água já existe na avenida Odorindo Perenha. O local afetado não possui asfalto e é comprometido por erosões e falta de infraestrutura há vários anos.

Para os moradores, os problemas se somam com o mau cheiro do esgoto a céu aberto e a proliferação de caramujos. Segundo o motorista Pedro José Montilha, que reside no bairro há 26 anos, o Departamento de Água e Esgoto (Daea) e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) não tomaram nenhuma providência até o momento. "Há um jogo de empurra-empurra sobre quem deve fazer o serviço primeiro e não temos a quem recorrer", disse.

A moradora Maria Aparecida Nístico lamenta a precariedade do local. "Está insuportável aqui, com o esgoto vazando em frente a nossas casas. Queremos que a tubulação seja concluída nesta rua", disse. O promotor de vendas Luciano Rodrigues Pereira também conta os prejuízos com as enxurradas. Ele já perdeu dois muros da casa, após a invasão da água das chuvas nos últimos anos.

Outra reclamação comum dos moradores é a cobrança elevada das contas de água. Na casa do carpinteiro Nelson Francisco Mendes, cuja família é composta por cinco pessoas, a conta do mês foi de R$ 172. O valor alto assustou o munícipe. "Não tenho esse gasto de jeito nenhum. É para quem mora no centro da cidade e tem piscina", comparou.

Em visita ao local, o vereador Joel Platibanda demonstrou preocupação com as dificuldades enfrentadas por quem mora na região. "Esse esgoto a céu aberto pode trazer uma série de doenças para a população. Isso é um absurdo e não pode ocorrer em Araçatuba", destacou.

Durante a reportagem da TV Câmara, uma máquina niveladora fazia reparos na parte superior da rua, a menos atingida pela enxurrada.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: