Cultura caipira "invade" a Praça Nove de Julho(Veja Vídeo)
A pedido do vereador Joaquim da Santa Casa (PDT), o Espaço Cultural Tião Carreiro veio até a Câmara Municipal de Araçatuba e mudou a rotina da Praça Nove de Julho, na manhã de quinta-feira (14/10).
A carreta, que traz em sua carroceria um pequeno museu itinerante sobre a memória de um ícone da música caipira, Tião Carreiro, chama a atenção por onde passa. De setembro a outubro deste ano, ela já esteve em 29 cidades e a programação prevê a visita em outros 130 municípios do país.
Por motivos técnicos, o museu não pôde ser aberto à visitação, mas estará novamente em Araçatuba ainda este mês (a data definitiva será agendada) para receber o público e ser parte de um grande show de música caipira.
Os idealizadores do projeto, a dupla sertaneja Brasão e Brasãozinho, têm 48 anos de estrada e foram companheiros de Tião Carreiro. Por onde passam reúnem comitivas de artistas para apresentações. Na frente da Câmara não foi diferente: participaram a dupla Parreira e Rei do Vale e as Irmãs Franco. Com tudo improvisado, mas não menos emocionante, a cultura caipira chamou a atenção de várias gerações.
O estudante Renan Rodrigues Santana, por exemplo, passava pelo local e não resistiu e parou para ouvir. Ele conheceu o repertório do artista por meio do pai e, desde então, é um fã incondicional da música raiz, principalmente a de Tião Carreiro.
Assim como o estudante, muitas pessoas pararam para acompanhar o show improvisado; até as vereadoras Tieza (PSDB) e Edna Flor (PPS) prestigiaram a dupla. Também o prefeito municipal, Cido Sério (PT), acompanhou a apresentação dos cantores e se sentiu até inspirado em declamar uma poesia sertaneja.
O vereador Joaquim da Santa Casa aproveitou o momento para ressaltar a importância da efetivação do museu Tião Carreiro em Araçatuba. "Tenho certeza que em breve poderemos contar essa novidade que é de suma importância para o resgate de nossa história e também um importante atrativo turístico", disse.