Defensoria Pública começa a montar equipe multidisciplinar
Aos poucos, a Defensoria Pública Estadual, regional de Araçatuba, dá os primeiros passos para montar um Centro de Atendimento Multidisciplinar. O órgão, que é responsável por prestar assistência jurídica gratuita àqueles que não podem pagar pelos serviços de um advogado, acaba de integrar à sua equipe de trabalho a psicóloga Dayana Coelho de Souza. Ela assumiu o cargo em 14 de junho deste ano e esteve na Câmara na última terça-feira, dia 22/06, acompanhada pelo defensor Pedro Avelar, para conhecer os trabalhos do Legislativo.
"Acho de fundamental importância essa parceria entre a Defensoria e o Legislativo", disse a presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), lembrando que desde a I Pré-Conferência Regional da Defensoria, em 2007, já havia apontado a necessidade da formação de uma equipe multidisciplinar. "Para a eficiência jurídica dos trabalhos, especialmente os de assistência social, a presença desse profissional é essencial", acredita a parlamentar.
Para a equipe multidisciplinar da regional ficar completa serão necessárias ainda as presenças de um assistente social e pedagogo. Além de prestar atendimento, esses profissionais executam levantamento de dados que possam colaborar para a prevenção da violência e auxiliar nas medidas reparadoras dos conflitos. "Em primeiro lugar, quero fazer um levantamento da rede para conhecer melhor a situação da nossa região", diz Dayana.
Depois de conhecer a Câmara Municipal, a psicóloga pretende visitar o Centro de Referência da Mulher, o Conselho Tutelar e a Saúde Mental. Para Avelar, a presença dessa profissional na equipe trará um novo olhar para as atividades do órgão. "Nem sempre a pessoa assistida necessita apenas de advogado. Muitas vezes ela precisa de um acompanhamento psicológico por qualquer tipo de transtorno, seja de saúde ou mental", analisa.
Além de Araçatuba, a regional da Defensoria Pública atende as seguintes cidades: Alto Alegre, Andradina, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, General Salgado, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Lourdes, Luiziânia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Independência, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Planalto, Turiúba, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Valparaíso e Zacarias.