Dia Internacional da Mulher é lembrado em sessão
Comemorado nesta terça-feira (08/03), o Dia Internacional da Mulher foi lembrado pelos vereadores de Araçatuba durante a 6ª sessão ordinária do ano, realizada na noite de segunda (07/03). Por quase uma hora, a reunião legislativa foi transformada em informal para pronunciamentos, exibição de vídeo e distribuição de botões de rosa de chocolate às mulheres presentes no plenário.
Após a apresentação de um documentário sobre violência doméstica, as vereadoras da Casa falaram sobre a data. “Gostaria de lamentar ter que comemorar o Dia das Mulheres, pois penso que, quando há dia, é porque é preciso reflexão. Então, não temos muito o que comemorar”, disse a vereadora Beatriz (Rede). “Estamos em ano eleitoral e precisamos muito que as mulheres ocupem verdadeiramente o seu lugar na política”, lembrou a vereadora Edna Flor (PPS). “Eu fico imaginando como seria o mundo se todas as leis tivessem os olhares dos homens e das mulheres”, completou a vereadora Tieza (PSDB).
A representante do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Pâmela Eduarda Martineli Dias, também ocupou a tribuna para divulgar a campanha “Não hesite, apite!”, idealizada pela ASAS (Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito) de São Paulo. Trata-se de um movimento de conscientização e protesto contra o assédio e a violência à mulher por meio da distribuição de apitos. “As mulheres não podem e nem devem se calar frente a qualquer agressão sofrida”, explicou Pâmela.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Em referência ao Dia Internacional da Mulher, o Rádio Câmara apresenta, nesta semana, uma série de entrevistas com mulheres que atuam na defesa dos direitos do público feminino. O programa, produzido pela Assessoria de Comunicação da Câmara de Araçatuba, vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, pela rádio Cultura AM 1.340 kHz.
OUTRA HOMENAGEM
Durante a 6ª sessão ordinária do ano, os vereadores também homenagearam o empresário José Carlos Taldivo, o Lalo, pelo incentivo e apoio dado ao futebol amador em Araçatuba. Ele recebeu um voto de aplauso proposto pela vereadora Tieza (PSDB) e aprovado por unanimidade pelo plenário.