Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
20/03/2015
Dona Eugênia Lima, 102 anos, será homenageada pela vereadora Tieza

Filha de descendentes escravos, dona Maria Marta Eugênia Lima completou 102 anos no dia 19 de março, ao lado da família e amigos, esbanjando alegria, simpatia e muita história para contar.

Natural de Lavras, Minas Gerais, dona Eugênia, como é conhecida, chegou em Araçatuba ainda menina com a família, para tentar uma vida melhor na região. Na cidade que a acolheu, casou-se com Sebastião Lima com quem viveu por quase 50 anos e contabilizou 12 filhos, mais 4 adotivos, 7 netos e 4 bisnetos.

Morando no centro da cidade por quase toda sua vida, a matriarca sustentou a família lavando roupas para fora. “Eu lavei muita roupa na vida; se lavar roupa deixasse alguém rico, eu estava muito rica!”, brincando com os longos anos de atividade.

Com o Hino do Santo Padroeiro, São José, na ponta da língua, a centenária mantém uma tradição religiosa viva na família e faz questão de compartilhar essa emoção. Para dar a benção aos longos anos, o Pe. Argemiro, da Paróquia Paraíso, foi ao aniversário, comer um pedaço de bolo, rezar e pedir união e saúde para todos.

A aniversariante, cozinheira de mão cheia, nunca deixou faltar em sua casa o tradicional bolo de fubá, servido aos amigos com aquele cafezinho passado na hora. Quando questionada sobre o segredo para tantos anos, a resposta foi simples: “Trabalhei muito”!

Velha amiga de membros da família, a vereadora Tieza ficou maravilhada com o vigor e o carisma da aniversariante, que será homenageada com a Medalha Centenária. “Essa honraria é uma forma que a Câmara encontrou de prestar justa homenagem às pessoas que chegam aos 100 anos de idade, e a dona Eugênia, além da idade, tem muito o que ensinar com sua história de vida, disposição e simpatia” disse Tieza a tantos conhecidos que encontrou naquela animada festa de aniversário.

Fonte: Gabinete da vereadora Tieza / fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior