Dr. Jaime participa da 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania [Veja vídeo]
O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Jaime José da Silva (PTB), o Dr. Jaime, participou da 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, evento que visa fomentar a discussão sobre os direitos legalmente estabelecidos e o poder real de exercê-los no cotidiano da pessoa com deficiência.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, União e Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, com apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD). Em Araçatuba, a 4ª Caravana ocorreu na teatro da Unip, das 9 às 13h desta sexta-feira, dia 21 de junho. No município o evento contou com apoio da Prefeitura de Araçatuba e da Câmara Municipal.
Dr. Jaime fez parte da Mesa Diretora do evento, que contou com a presença de várias autoridades, entre elas o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, do prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT) e do secretário de Estado Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini.
"Cabe ao gestor público municipal, consciente das necessidades de sua cidade, promover o acesso igualitário aos meios físicos, social e econômico, fazendo com que a perspectiva das pessoas com deficiência seja contemplada desde o planejamento até a implementação e operação dos projetos, serviços e obras públicas. Acredito que o evento em Araçatuba atingiu seu objetivo", falou o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara.
O presidente da Câmara elogiou a iniciativa e destacou as ações que o legislativo já fez para atender esse público. "O prédio da Câmara já conta com adaptações para atender esse público, como, por exemplos, o elevador instalado e o banheiro instalados na Casa. Muito em breve estaremos iniciando novos projetos que visa ampliar as ações em prol da pessoa com deficiência", disse Dr. Jaime.
Segundo o Censo de 2010, o Estado de São Paulo tem cerca de 9,3 milhões de pessoas com deficiência, que exigem condições específicas para o pleno exercício de sua cidadania. No Brasil, são 45,6 milhões, ou seja, aproximadamente 24% da população brasileira.
"Esse tipo de evento é extremamente importante para estarmos em sintonia com a legislação pertinente e com as diretrizes os organismos nacionais sobre deficiência. Essa troca de informações, essas palestras e o evento como um todo move a sociedade e só assim podemos melhorar ainda mais o atendimento a esse público", completou o vereador Dr Jaime.