Dr. Jaime pede que prefeitura estude subsidiar preço das passagens de ônibus
Indicação de autoria do presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Jaime José da Silva (PTB), o Dr. Jaime, pede ao prefeito Cido Sério (PT) que estude a possibilidade de adotar medidas para subsidiar o preço público das passagens dos transportes coletivos urbanos da cidade.
"É de nosso conhecimento que a maioria da população que usa o coletivo enfrentam dificuldades financeiras e grade parte dos moradores de Araçatuba não conseguem arcar com os custos totais das passagens", disse Dr. Jaime.
A Prefeitura de Araçatuba iniciou estudos para avaliar o pedido do presidente da Câmara. O Executivo analisa a possibilidade de criar um subsídio para o transporte público municipal. A proposta seria custear parte dos gastos, tendo como contrapartida da concessionária responsável pelo serviço investimentos em frota e redução da tarifa cobrada da população.
"Isso já ocorre no município de São José do Rio Preto. Para exigir transporte coletivo de qualidade a prefeitura pode custear parte das despesas com a concessionária", salientou o parlamentar. Em Araçatuba a empresa que oferece o transporte coletivo é a TUA - Transportes Urbanos Araçatuba.
Segundo o parlamentar, o serviço de transporte público é uma concessão. "A empresa, de um lado, tem as suas despesas para mantê-lo em funcionamento. De outro, recebe críticas pela qualidade. Com a concessão de um subsídio, a prefeitura teria poder de cobrança, pois a operadora do serviço teria que colocar à disposição dos araçatubenses ônibus com boas condições e a obrigação de cobrar um valor mais barato do que vem sendo cobrado atualmente. Acredito ser uma medida possível", completou Dr. Jaime.
Em fevereiro deste ano, a Câmara de Araçatuba formou uma Comissão Especial de Vereadores que está apurando o cumprimento das legislações Federal e Municipal referente aos transporte coletivo urbano de Araçatuba. A comissão visa, também, acompanhar os serviços prestados pela concessionaria [TUA].(TL)