Dr. Jaime prestigia lançamento da nova sede do "Bolsa Família"
A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou nesta segunda-feira [23 de setembro], às 10h, a nova sede do programa Bolsa Família. A solenidade reuniu várias autoridades na rua Floriano Peixoto, 266, esquina com a rua Bandeirantes. Antes o Bolsa Família atendia no Praça do Relógio, antiga estação ferroviária.
Estiveram na solenidade o prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT), o vice-prefeito Carlos Hernandes (PMDB), secretários municipais e o presidente da Câmara Municipal, vereador Jaime José da Silva (PTB), o Dr. Jaime. Usando a palavra em nome do Legislativo, Dr. Jaime destacou a importância de se atender as famílias de baixa renda.
"Os agentes políticos, tanto do Legislativo como do Executivo, devem lançar um olhar diferenciado para os mais necessitados. Atender as famílias de baixa renda de Araçatuba é nossa obrigação. É uma vergonha observar que ainda existam pessoas que passam por dificuldades. Temos que mudar essa realidade", falou o parlamentar à TV Câmara.
Segundo informou a Prefeitura de Araçatuba, a mudança tem como objetivo melhorar a qualidade do ambiente de atendimento e oferecer maior espaço e acessibilidade. O novo prédio é bem amplo e passou por adequações, entre elas, a construção de rampas de acesso para cadeirantes e reformas nos banheiros.
"Atualmente são atendidas 20.301 famílias beneficiárias por meio deste programa", falou a secretária de Assistência Social, Marta Dourado. "No início da primeiro mandato do prefeito Cido Sério tínhamos 26 servidores na Assistência Social. Hoje são mais de 200 funcionários na pasta. Isso proporciona um melhor atendimento aos munícipes", frisou ela.
Para o vereador Dr. Jaime, a nova sede do Bolsa Família está muito bem estruturada. "O local vai oferecer um melhor atendimento ao público, e, consequentemente, dar um melhor atendimento aos mais necessitados. Precisamos humanizar o atendimento e acredito que estamos no caminho certo", completou o vereador.
ENTENDA - O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele integra o Plano Brasil sem Miséria, que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, além de contribuir para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.
O programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.