Dr. Nava dá palestra a estudantes sobre tribunal de júri
O vereador Dr. Nava (Pros) proferiu hoje (05), pela manhã, no Colégio Salesiano Dom Lasagna, uma palestra sobre o funcionamento de júri popular para crimes dolosos (com intenção) contra a vida.
A apresentação foi direcionada a alunos matriculados no segundo ano do ensino médio da instituição e durou aproximadamente duas horas, com direito, no final da apresentação, à sessão de perguntas formuladas pelos estudantes ao vereador, que já atuou como promotor de Justiça e advogado em sessões de julgamento.
Durante a palestra, o vereador explicou o funcionamento do tribunal de júri, desde os critérios de definição para escolha de jurados até a decisão e definição da pena ao réu pelo juiz.
Segundo a coordenadora pedagógica do ensino médio do colégio, Irani Perenha Bacalá, o convite proposto ao parlamentar faz parte da sequência de trabalhos de um projeto desenvolvido na instituição de ensino para relembrar o cinquentenário do Golpe Militar instituído no País em 1964 que estabeleceu uma ditadura por um período de 21 anos.
“Os alunos assistiram a filmes nacionais sobre o tema da ditadura, elaboraram textos e um deles foi escolhido entre os próprios estudantes para servir de subsídio para um simulado que eles mesmos vão fazer sobre um tribunal militar de júri. A experiência do vereador Dr. Nava como representante do Ministério Público e advogado é importante para os alunos ampliarem o conhecimento, tendo em vista também que eles estão próximos de definir as próprias escolhas para cursarem o ensino superior”, afirmou Irani.
A professora de Português Ana Paula de Oliveira e a aluna Lua Clara Ferreira interagiram com o vereador durante a apresentação e elogiaram o conteúdo exibido em sala de aula.
“A apresentação superou as expectativas dos alunos que têm perfil questionador e inclinado à área de humanas. Os estudantes puderam esclarecer dúvidas e conseguir outras informações visando ao simulado de tribunal de júri a ser desenvolvido em sala”, afirmaram Ana Paula e Lua Clara.
Ao final da palestra, Lua Clara conversou com o vereador sobre as condições de trabalho para promotores e magistrados nas metrópoles brasileiras e em cidades com o porte de Araçatuba. “A palestra foi muito esclarecedora e inspiradora, em especial para mim. É que eu pretendo cursar Direito e investir nas áreas de promotoria e juizado e essa troca de informações foi muito importante”, afirmou Lua.
O vereador Dr. Nava afirmou ter ficado satisfeito com o nível de interesse dos estudantes sobre o impacto do Golpe Militar na política brasileira, o processo de redemocratização e as fases do funcionamento do tribunal de júri.
“Eles pesquisaram sobre o período ditatorial para conseguir subsídios a fim de simular um tribunal de júri com o objetivo de julgar pessoas acusadas de crimes praticados naquele período. Fiquei muito feliz por ter sido escolhido para colaborar nesse processo”, afirmou Dr. Nava.