Dr. Nava visita Centro de Lazer após revitalização(Veja Vídeo)
Os moradores dos bairros Jardim Amizade, Dona Amélia, Ipanema e Paraíso comemoram a revitalização do Centro de Lazer João Miranda de Souza, conhecido como Lagoa do Miguelão. O espaço, que por um longo período permaneceu abandonado, hoje se encontra limpo e conservado, tornando-se de fato uma área de lazer para a população. Na manhã desta quarta-feira (02/09), o vereador Dr. Nava (PSC) retornou ao local e se encantou com o que viu.
Em janeiro último, reportagem da TV Câmara revelou a falta de manutenção do local. O mato alto invadia a pista de Cooper, o campo de futebol e as quadras de vôlei. Os refletores estavam danificados e as torneiras e janelas dos vestiários, quebradas. O estado de abandono colaborava para ações de vandalismo e práticas sexuais. Naquela época, o vereador Dr. Nava esteve no local e se comprometeu a solicitar providências da Prefeitura.
O cenário começou a mudar em abril, quando o Departamento Municipal de Turismo e Lazer assumiu a responsabilidade pela limpeza e conservação da área de lazer, após a revogação do decreto municipal que atribuía essas tarefas à Associação dos Amigos do Bairro Jardim Amizade. A transformação foi radical, o que possibilitou o desenvolvimento de projetos e atraiu os moradores para o local.
Há cinco meses, as mulheres da comunidade têm a oportunidade de abandonar o sedentarismo. O projeto "De bem com a vida", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação às segundas e quartas-feiras, das 7h às 8h, na Lagoa do Miguelão, oferece caminhada e alongamento. "A prática de atividades físicas contribui para a melhora da qualidade de vida. Muitas senhoras, que apresentam vários problemas de saúde, já nos relataram melhoras", conta o instrutor Sérgio Vinicius Buosi Trovó.
Por meio do projeto "Araçatuba mais verde", realizado pela Divisão de Proteção Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cerca de 500 mudas de árvores já foram plantadas no centro de lazer. Entre as espécies lá existentes estão araçá, pau-brasil, ipê branco, acácia, pata-de-vaca, manacá e aroeira-pimenteira. O vestiário recebeu nova pintura e teve os vidros das janelas e as torneiras trocados. A grama está aparada e lixeiras foram espalhadas por todo o espaço.
Há três meses, a Guarda Municipal oferece vigilância 24 horas. Já o Departamento de Turismo e Lazer mantém um funcionário de segunda à sexta-feira para cuidar do local. A revitalização agradou os moradores. "Ver a área bonita como está é muito gratificante para mim, que batalho por melhorias há 15 anos. Nem conseguia dormir à noite quando via a situação de abandono", afirma o morador Roberto Francisco Armindo, que realiza trabalhos voluntários na Lagoa do Miguelão.
Apesar da mudança, a população continua reivindicando alguns investimentos. "Para o próximo ano, pedimos à Prefeitura a construção de um playground, de uma pista de skate e de uma quadra poliesportiva", anuncia Armindo. O morador também cobra melhorias na pista de Cooper e o reparo da iluminação do campo de malha e da cancha de bocha.
O vereador Dr. Nava lembra que a manutenção do local depende, prioritariamente, da população. "Os moradores devem cada vez mais usar esse espaço e se conscientizar da importância em mantê-lo limpo e bem cuidado. Para mim, é gratificante ver a beleza em que se encontra esse Centro de Lazer".