Edna Flor conhece projeto finalista no II Torneio de Robótica(Veja Vídeo)
Sete alunos da 6ª série da escola Sesi CE 349 classificaram-se, neste mês, para a etapa nacional do II Torneio de Robótica, promovido pela First Lego League (FLL), um programa internacional sem fins lucrativos que envolve jovens do mundo todo em desafios tecnológicos e científicos.
Na tarde da última sexta-feira (26/11), os estudantes estiveram na Câmara Municipal de Araçatuba para apresentar à presidente da Casa, vereadora Edna Flor (PPS), o robô e o projeto que criaram para participar da competição. Acompanharam a visita os professores de Informática, Aparecida Rosimary Rocha, e de Geografia, Valmir Gonçalves de Lima, que orientam os trabalhos.
Paladium Titã é o nome do robô construído pela equipe araçatubense para executar missões pré-estabelecidas pela entidade organizadora do torneio. "Criamos esse robô para cumprir as tarefas com agilidade e eficiência", afirmou o aluno Thales Moda Marques. Os estudantes também montaram outros dois robôs de exibição, Alfa Rex e Coração, que adotaram como mascotes da turma.
Além da prova de robótica, o torneio contempla o desenvolvimento de um projeto de pesquisa temático. Nesta edição, o tema "Smart Move" (Movimento Inteligente) levou os participantes a identificarem e apontarem uma solução inovadora para um problema de trânsito.
"Detectamos que o crescimento desordenado da cidade e a falta de um Plano Diretor eficiente acarretaram a concentração de vias com alto índice de infrações e acidentes. Buscar uma solução inovadora para esse problema foi o nosso desafio", comentou o aluno Gabriel Neves Silvério.
O cruzamento das ruas Anhanguera, América do Sul, Otacílio Venâncio de Carvalho e Vasco da Gama foi o ponto escolhido para implantar o BEI (Bloqueio Eletrônico Inteligente). "Criamos um sistema de controle do trânsito que sincroniza cancela, semáforo e sistemas de monitoramento eletrônico, com radares e câmeras", explicou Gabriel.
Para o caso de pane do sistema, os alunos incluíram no projeto a presença de um guarda no local. "O objetivo é educar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Se eles não respeitarem as restrições, serão punidos", concluiu o aluno da 6ª série. Ao custo de R$ 10 mil aproximadamente, o projeto pode ser implantado em outros pontos críticos da cidade.
Com o Paladium Titã e o BEI, a equipe araçatubense obteve a 3ª colocação na etapa regional do torneio, realizada na cidade de São José do Rio Preto (SP), no dia 5 de outubro último, e classificou-se entre os sete finalistas na etapa estadual, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de novembro, em Indaiatuba (SP), com a participação de 32 escolas. Se passar pela fase nacional, que contará com a presença de 45 grupos, nos dias 4 e 5 de dezembro, também em Indaiatuba, a equipe seguirá para a fase internacional, que será realizada nos Estados Unidos, no próximo ano, em data ainda indefinida. "Eles têm plenas condições de competir internacionalmente", avaliaram os professores orientadores.
A presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), aplaudiu a iniciativa dos alunos e garantiu que permanecerá na torcida. "Fiquei encantada com a pesquisa realizada. É um trabalho de excelência, digno de elogio e reconhecimento, devido à sua aplicação prática", comentou.
A equipe de competidores da escola Sesi CE 349, localizada no Jardim Presidente, em Araçatuba, é formada pelos alunos da 6ª série Gabriel Neves Silvério, Thales Moda Marques, João Víctor Silva, Carlos Guilherme Bassani, João Vítor Silva Panini, Isabela Dornelas Neves e Núbia Biffi Martins.