Edna Flor quer informações sobre contratação de empresa particular de dedetização
Requerimento apresentado pela vereadora Edna Flor (PPS) durante os trabalhos da 15ª sessão ordinária do ano (13/05) diz respeito à contratação de empresa terceirizada pelo município para serviços de dedetização. Segundo nota fiscal analisada pela parlamentar, a Avape teria contratado uma dedetizadora para efetuar serviços em todas as galerias e bocas de lobo do município (zonas rural e urbana) pelo montante de R$110 mil. A empresa em questão é a G. Dionísio da Fonseca Dedetização ME, do município de Guararapes. "Minha preocupação é que não vi nenhuma movimentação neste sentido no município. Só se o trabalho foi feito à noite", comentou a vereadora.
Edna Flor quer saber oficialmente se houve contrato entre a Avape e a empresa em questão e, se positivo, pede à administração que envie cópia do documento e da planilha de custos apresentada pela empresa, discriminando valores de materiais, mão de obra e os locais onde foram executados os serviços. A parlamentar também questiona quantas pessoas foram encarregadas do trabalho, requisita o nome delas, além do tempo de execução dos serviços.
A vereadora está apreensiva, pois a Vigilância Sanitária e a Sucen, que são órgãos públicos, também fazem o serviço de dedetização. "Por que então o município teria que contratar outra empresa?", questionou a vereadora, explicando que, na última audiência pública realizada na Câmara, foi dito que a Vigilância Sanitária faria a dedetização no PA (Pronto Atendimento) do São João, que está em reforma.
Ainda em seu pronunciamento, a vereadora se queixou da dificuldade de obter informações quando se trata da Avape. Depois de um requerimento dela, a empresa enviou ao gabinete da parlamentar 60 pastas de documentos. Edna Flor fez questão de mostrar as imagens do montante de papéis. "Dedicamos muito tempo e fins de semana para examinar todo esse material, inclusive foi junto a esses documentos que encontramos a nota de prestação de serviço de dedetização que originou este requerimento que estamos discutindo", explicou a vereadora.
Edna Flor ainda questionou se os serviços de dedetização de galerias seria de competência da Avape, ligada à saúde, ou da Secretaria de Obras. No entanto, enfatizou: "O mais importante a saber é se todas as galerias de águas pluviais do município foram dedetizadas. Não se pode falar em todas se o serviço foi feito em algumas", finalizou a vereadora.