Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
25/04/2014
Edna Flor reúne pais e educadores para discutir o processo de aprendizagem e suas dificuldades

O gabinete da vereadora Edna Flor (PPS) realizou, na sexta-feira (25/04),  um encontro entre pais e profissionais da educação para discutir as formas de identificar as dificuldades no processo de aprendizagem das crianças. A psicopedagoga Kátia Calciolari foi a palestrante da noite e ressaltou a importância do acompanhamento dos pais em todo processo de aprendizado dos filhos.

O evento faz parte de uma série de iniciativas que a vereadora está realizando por meio da Lei 7.589 “Há que se cuidar do broto”, de 31 de outubro de 2013, que visa promover a divulgação da importância de diagnóstico e cuidados especiais com a aprendizagem das crianças, provendo a informação sobre os transtornos, defcits, ou qualquer outras dificuldades que possam ser verificadas nos primeiros anos escolares.

Os presentes ao encontro receberam uma cartilha produzida pelo gabinete da vereadora Edna Flor. A publicação com 10 páginas faz distinção entre dificuldade, distúrbio e transtorno de aprendizagem; identifica e descreve os transtornos e distúrbios mais comuns; e sugere como buscar tratamento em Araçatuba.

Durante a palestra, Kátia Calciolari fez um alerta sobre a grande quantidade de crianças que são medicadas atualmente porque apresentam algum tipo de problema de aprendizagem. “Muitas vezes as dificuldades são proporcionadas por conflitos ou acontecimentos negativos no ambiente familiar ou escolar. Isso tudo pode gerar dificuldades para o aprendizado que nada tem a ver com problemas orgânicos, biológicos ou neurológicos da criança”, explicou

Caso for diagnosticado algum tipo de déficit, depois de realizada toda a pesquisa nos ambientes em que a criança transita, a psicopedagoga diz que é preciso procurar a ajuda de um profissional especializado. “Hoje sabe-se, através da neurociência, que todos têm capacidade para aprender, cada um dentro de suas possibilidades”, destacou.

A vereadora Edna Flor fez um balanço positivo do evento. “Nós queremos que a cada ano cresçam as atividades e os estudos em torno dessa situação que é muito presente na vida de uma parcela considerável da população. É também nosso compromisso levar o conhecimento da legislação sobre os direitos dessas crianças para orientar e ajudar os pais na missão de oferecer as oportunidades necessárias para seus filhos”, destacou a parlamentar.

A Lei 7.589 instituiu a Semana “Há que se cuidar do broto” a ser comemorada anualmente no mês de março. “ Nós precisamos cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto, como sabiamente nos ensinou Milton Nascimento e Wagner Tiso na canção Coração de Estudante, pois cuidar bem de nossas crianças para que elas cresçam saudáveis e felizes é a certeza de um futuro melhor para todos”, finalizou a parlamentar.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Fátima Mantello / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior