Edval acompanha assinatura de ordem de serviço para obras na ponte da Prata(Veja Vídeo)
A ponte existente sobre o córrego da Prata, no km5 da vicinal Arlindo Cazassola, na zona rural de Araçatuba, começou a ser recuperada na manhã desta quarta-feira (26/05). O trânsito no local estava parcialmente interditado desde janeiro, devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a região. A expectativa é que os serviços sejam concluídos até o final desta semana, já que a comunidade católica do bairro da Prata promove no sábado (29/05) sua tradicional quermesse.
A ordem de serviço para o início da recuperação da ponte foi assinada no início da noite de ontem (25/05) pelo prefeito Cido Sério (PT), em seu gabinete. O vereador Edval Antônio dos Santos (PP), que levou as reivindicações dos moradores ao chefe do Executivo Municipal, acompanhou o ato. "Durante a reinauguração do posto de saúde da Prata, há um mês, o prefeito prometeu o conserto da ponte aos moradores. Promessa que agora está sendo cumprida", comemorou o parlamentar.
Também estiveram presentes diretores e secretários municipais, os vereadores Rivael Papinha (PSB) e Profª Durvalina Garcia (PT), e moradores do bairro rural da Prata. Temerosos com a ocorrência de acidentes no local, eles se mostraram satisfeitos com o início das obras. "É perigoso, porque a vicinal é muito movimentada. Com os reparos, vamos nos sentir mais tranquilos", declarou o morador e presidente da Igreja Santo Antônio, Sérgio Pizzi.
"A situação tornou-se ainda mais preocupante com a proximidade da quermesse, que recebe milhares de pessoas", completou a moradora e coordenadora da Igreja, Jacira Mutti Massaroto.
Localizada a 22 quilômetros do centro de Araçatuba, a ponte da Prata está sendo aterrada e recebendo placas de concreto pré-moldado. "Optamos por um serviço definitivo e de qualidade, para evitar a formação de novas erosões no local", explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Tadami Kawata. A empresa Copel Engenharia é quem está executando a obra, orçada em R$ 33.748,00. Os recursos são do Município.
Apesar de o prazo para a conclusão dos serviços ser de 30 dias, o prefeito garantiu aos moradores que tudo estará pronto em tempo recorde. "Antes da quermesse, a obra estará concluída", comprometeu-se Cido Sério.
Os moradores do bairro da Prata aproveitaram o encontro com o chefe do Executivo para lhe fazer outra solicitação: o recapeamento da vicinal Arlindo Cazassola. "Os buracos tomaram conta da estrada, principalmente nas partes mais baixas, onde a enxurrada é mais forte", contou Sérgio Pizzi.
O vereador Edval lembrou os moradores de que a Câmara já autorizou a Prefeitura a firmar convênio com o governo do Estado para o recape da vicinal de acesso ao bairro da Prata. "O que cabia ao Executivo Municipal já foi feito. Agora, dependemos do governo do Estado para a formalização do contrato e início das obras", informou o prefeito. Porém, emergencialmente, ele solicitou à Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) e ao Demtra (Departamento Municipal de Trânsito) a tomada de providências para reduzir o risco de acidentes no local. "Vamos, pelo menos, sinalizar bem os trechos mais críticos", garantiu.