Em audiência, Câmara recebe sugestões para o PPA e LDO
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (19/6), a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Araçatuba recebeu sugestões para o Plano Plurianual de Araçatuba (PPA/2014-2017) e para a Lei das Diretrizes Orçamentárias (2014). Os projetos tramitam na Casa.
No início da audiência, o presidente da Comissão de Finanças, vereador Rivael Papinha (PSB), que conduziu as atividades, destacou a baixa participação da população no encontro. "É um ato importante para que a população traga as suas sugestões. Infelizmente, temos pouca participação e talvez tenhamos que fazer um trabalho junto aos demais vereadores para esclarecer e ampliar essas formas de participação", destacou.
O vereador Rosaldo de Oliveira (PV) ressaltou a necessidade de o Plano Plurianual incluir políticas públicas voltadas para a área ambiental. "Nós temos uma grande preocupação com esses temas. Para o Zoológico Municipal, por exemplo, que já foi referência e cuja obra está parada, existe um montante previsto de mais de R$ 1 milhão para 2014. Também é preciso haver maior atenção com os ecopontos, pois existe um déficit de espaços para os carroceiros", afirmou.
O parlamentar também comentou a ausência de arborização na cidade. "Faltam muitas árvores e nós iremos fazer gestão junto ao Executivo para que tenhamos uma política permanente de plantio de árvores na cidade. Queremos incluir essas questões na LDO", disse.
Participante do encontro, o professor universitário Alair Barão sugeriu propostas para aproximar a população dos instrumentos orçamentários. "O Plano Plurianual é um instrumento fantástico e acho que a Câmara poderia tornar o assunto mais conhecido por meio de seminários, fóruns e workshops", disse.
Até a próxima sexta-feira (21/6), a população pode enviar sugestões para o PPA e para a LDO pelo e-mail sugestoes.orcamento@camaraaracatuba.com.br ou diretamente no Departamento Legislativo da Câmara, localizado na Praça 9 de Julho, 26. Centro. Todas as propostas enviadas serão analisadas pela Comissão de Finanças, que poderá apresentá-las como emendas se forem legais.
Também esteve presente na audiência o vereador Cido Saraiva (PMDB). Os vereadores Gilberto Batata Mantovani (PR), Professor Cláudio (PMN) e Tieza (PSDB) encaminharam ofícios justificando ausência.