Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
25/11/2011 22:33:55
Em sessão solene, Academia Araçatubense de Letras divulga premiados do concurso "Osmair Zanardi"

A Academia Araçatubense de Letras (AAL) realizou, na noite desta sexta-feira, 25/11, sessão solene para celebrar encontro anual no Legislativo. Além dos acadêmicos, o evento contou com a participação da vereadora Profª Durvalina (PT), que representou a Câmara.

No início da solenidade, a cantora Rosângela de Sousa Lima Almeida interpretou o Hino Nacional. Em seguida, a presidente da AAL, Cidinha Baracat, fez um discurso de abertura. Na ocasião, a representante da academia destacou a importância do projeto "Escrevivências", que estimula a prática da escrita por meio de relatos de vivências e experiências. Baracat ressaltou a participação de 20 pessoas com mais de 60 anos no projeto. "É uma iniciativa que deu certo e que gerou muito entusiasmo", disse.

O público presente também acompanhou a palestra do escritor e músico Reynaldo Bessa, que falou sobre o tema "A música na poesia: de Timóteo de Mileto a Chico Buarque". Nascido em Mossoró (RN) e vivendo em São Paulo há 25 anos, Bessa fez um retrospecto da história da poesia e da música. "A poesia saiu da música e foi para o livro", disse. O palestrante, que citou a aproximação entre poesia e música em textos de vários poetas brasileiros, tem cinco CDs gravados e ganhou o Prêmio Jabuti em 2009. Recentemente, lançou, pela Editora Patuá, o livro de contos "Algarobas Urbanas".

Um dos momentos de emoção da noite foi a divulgação dos vencedores do concurso de poesia "Osmair Zanardi". Os premiados foram: 1º lugar - Reginaldo Costa de Albuquerque (Campo Grande/MS); 2º lugar - Smiley Castelo Branco Teixeira (Penápolis/SP); 3º lugar - André Telukazo Kondo (Caraguatatuba/SP); 4º lugar - Thamires Cristina Silva Lourenço (Araçatuba/SP); 5º lugar - Tatiana Alves Soares Caldas (Rio de Janeiro/RJ).

A acadêmica e ex-vereadora Marly Aparecida Garcia lembrou a origem do nome da premiação, realizada pela 18ª vez. Osmair Zanardi foi um jovem biriguiense que viveu em Araçatuba nos anos sessenta e foi assassinado. Um grupo de ex-professores publicou 'Rosa e todos os ventos', uma coletânea de textos do aluno.

A finalidade da premiação é incentivar a produção de textos literários. Na edição deste ano, a AAL recebeu 85 poemas de 40 inscritos.

A sessão ainda teve várias homenagens, uma delas à professora e escritora Lúcia Maria Milani Piantino, que morreu em 9 de setembro deste ano. Membro da AAL, Lúcia tinha a paisagem e o ser humano como temas preferidos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior