Escoamento de água gera transtornos na rua Silva Grota(Veja Vídeo)
A existência de uma canaleta ao lado de residências na rua Silva Grota está sendo motivo de reclamações de moradores do bairro Santana, em Araçatuba. O local, que serve para escoar a água das chuvas, esgoto e outros resíduos, causa mau cheiro e atrai animais peçonhentos. As reclamações foram encaminhadas ao gabinete da vereadora Edna Flor (PPS).
Situada ao lado da canalização, a casa do vendedor Nivaldo Ribeiro é a mais afetada. Além da água que escorre o dia todo, há acúmulo de lixo. Quando ocorrem enchentes, a situação piora e o nível da água chega a atingir 1,5 metro de altura. De acordo com Ribeiro, o canal está em uma área pertencente à Prefeitura e desemboca em um córrego na Fazenda do Estado.
"Existe muita umidade no porão da residência com esse esgoto correndo a céu aberto. Esperamos uma medida há anos", explica. O morador solicitou providências junto à Vigilância Sanitária, conforme documento apresentado à reportagem da TV Câmara, mas não foi atendido.
Além do mau cheiro exalado pelo canal, os moradores também enfrentam problemas com o aparecimento de animais peçonhentos, como baratas, aranhas e escorpiões. "Capturei vários escorpiões aqui", relata.
De acordo com Jesus Alves, que reside próximo ao local, um fio d'água vindo das imediações da rua Joaquim Murtinho passava pelo trecho - sob a via - e foi aterrado. "Tinha seis anos na época da mina d'água", lembra.
Na esquina entre as ruas Silva Grota e dos Fundadores, uma boca de lobo entupida também dificulta o escoamento da água, gerando diversos transtornos. "Deveria ser feito um encanamento novo e uma grelha na rua dos Fundadores. O trecho é bastante pequeno, de pouco mais de 50 metros, e o problema poderia ser resolvido com facilidade", avalia Alves.
As enxurradas vêm das ruas Humaitá, Doze de Outubro, Joaquim Murtinho e dos Fundadores. "A Prefeitura arrancou as guias e agora as águas inundam tudo quando chove", critica o morador.
Há um ano residindo na rua Silva Grota, a moradora Marisa Ribeiro dos Santos Andrade já teve várias perdas com as enchentes no local. "Já perdi guarda-roupa, cama e roupas com a água das chuvas que passa aqui", lamenta.
O gabinete da vereadora Edna Flor vai analisar as queixas apresentas pelos moradores da região.