Escola Ary Bocuhy é a vencedora do projeto Eleitor Mirim 2010(Veja Vídeo)
O candidato Super Ary, criado pelas turmas de 8ª série da E.E. Prof. Ary Bocuhy, de Araçatuba, foi o vencedor das eleições mirins, realizadas entre os dias 3 e 31 de outubro, no portal infantil da Câmara dos Deputados, o Plenarinho. O vereador Arlindo Araújo (PPS) parabenizará a instituição de ensino pela conquista com um voto de aplauso, que será apreciado na terça-feira (16/11), durante a 38ª sessão ordinária do ano.
A campanha eleitoral virtual integrou o projeto Eleitor Mirim 2010, que objetivou a conscientização política de crianças e adolescentes. Inscreveram-se para participar da iniciativa 42 unidades escolares de todo o Brasil, mas apenas cinco, entre elas a Ary Bocuhy, foram selecionadas para compor os personagens que disputaram a eleição. Antes da criação, porém, os alunos receberam orientações sobre democracia, processo eleitoral e organização do Estado brasileiro em sala de aula.
"Se havia dúvidas sobre o sistema político brasileiro, elas foram sanadas, atingindo o objetivo do projeto", avaliou a diretora da escola vencedora, Marilda Terezinha Pereira Barnabé. Encontros com representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário foram uma das atividades que antecederam à eleição virtual. Falaram aos alunos sobre as suas respectivas competências a presidente da Câmara Municipal, vereadora Edna Flor (PPS); o prefeito Cido Sério (PT) e o promotor de justiça Cláudio Rogério Ferreira.
Moreno, topetudo, com ioiô na mão e uma proposta de defesa do meio ambiente e combate à corrupção, o candidato da escola araçatubense, o Super Ary, do PP (Partido do Perfume), foi eleito pelas crianças brasileiras com 5.115 votos, derrotando os adversários Feronildo, de Araraquara (SP), que recebeu 4.955 votos, e Mulher Natureba, de Salvador (BA), que teve 2.886 votos. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (05/11). "Acredito que a determinação no desenvolvimento do projeto, cumprindo todas as etapas, foi essencial para a vitória", ponderou Marilda.
No portal Plenarinho (www.plenarinho.org.br), é possível ouvir o discurso de agradecimento do candidato eleito Super Ary. "Participar do projeto já foi uma satisfação. Ganhar foi mais gratificante ainda. Esse é um marco para a escola", disse a professora de História, Elaine Cristina Vacondio Fachini, que desenvolveu o projeto com os alunos. "Tenho certeza de que plantamos uma sementinha, que renderá muitos frutos, pois os alunos aprenderam que o voto é a arma que possuem para melhorar o País", completou.
A estudante Talita Silva Pereira é um exemplo de que a lição foi entendida. "Assim que completar 16 anos, já quero votar e votar consciente, pois somente assim conseguirei melhorar a minha vida e o meu País, que tanto amo", anunciou.